sábado, 15 de agosto de 2009

Mefibosete e o Rei Davi x Eu, Você e Jesus Cristo

2 Samuel 4:4 Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete.

II Samuel 9. 3- 13 “ Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 4 E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 5 Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! 7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. 8 Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 9 Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. 10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. 11 Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. 12 Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 13 Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.

Este texto é conhecido pela maioria das pessoas que gostam de ler a Palavra de Deus. E fala de um homem que era filho de um rei, este homem era nascido em berço de ouro, ele tinha tudo para viver uma vida de príncipe. Pois ele era um príncipe, mas, alguma coisa aconteceu que ele precisou fugir de sua casa, de seu conforto, pois poderia ser morto.
Irmãos, as vezes não entendemos algumas passagens bíblicas porque não compreendemos o contexto delas. Naquela época, quando um rei era destronado e outro rei assumia, o rei que assumiu o trono mandava matar todos os descendentes do rei anterior, para que não houvesse alguém para reclamar o trono, sabedores disso, a ama de Mefibosete, quando ouviu dizer que o rei Saul havia morrido, ela tomou a criança nas mãos e saiu correndo em disparada para salvar a vida da criança, e por isso ela o deixou cair, na queda a criança quebrou os dois pés, e seus pés se curaram fora do lugar, deixando o garoto coxo.
Eu vejo um propósito nisso tudo, pois nós podemos fazer uma grande analogia da história de Mefibosete com a nossa. Mefibosete era um garoto comum, normal e sem defeitos. Ele estava destinado a viver bem, comer bem, dormir bem e ter muitos servos para servi-lo. Ser honrado pelas pessoas por ser ele um filho de rei. Porém as coisas mudaram para ele. Precisou fugir depressa para salvar sua vida e terminou se tornando uma pessoa sem serventia alguma, um peso. Pois naquela época, os homens só serviam se fossem fortes e capazes de guerrear. Os demais eram desprezados e jogados na pobreza, pois não podiam trabalhar, e o trabalho era na agricultura, então força e agilidade eram necessários para uma vida melhor.
Mefibosete não tinha nada disso, e para se sentir mais seguro, foi viver em Lo-Debar. Um lugar que mais se parece com um deserto, pouca vida vegetativa. Um lugar de sofrimento e necessidade.

Se parece um pouco com a nossa vida.

Vivíamos no Éden, estávamos destinados a viver uma vida boa, cheia de fartura e regalias, porém. Aquele que governava, morreu, foi destituído de seu mandato, e nós perdemos a vida de príncipe que estava reservada para nós. E fomos viver em Lo-Debar, uma terra sem vida e sem esperança. Onde tínhamos que em fadigas trabalhar e do suor do nosso rosto comer o pão.
Gn 3.17-19 “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”.

Fomos colocados fora do Reino de Deus, e condenados a viver uma vida de vergonha e dor.
Assim como Mefibosete – Como deveria ser o sentimento dele com relação a isso tudo? Se sentindo um inútil - Como ele mesmo se chamou de cão morto. Se sentindo o pior dos homens, com um sentimento de que sua vida não valia nada, e que não tinha jeito para ele. Eu tenho certeza que passou pela mente dele a possibilidade da morte, acabar com sua vida, para acabar com seu sofrimento. Trazendo para o nosso contexto, podemos ver que a vida do homem não é muito diferente da vida que Mefibosete levava. Somos também defeituosos, a queda que levamos nos deixou coxos, nos deixou mancos espirituais. A nossa natureza se corrompeu e nos tornamos pecadores. Será que nos parecemos com Mefibosete? Quantas pessoas hoje mesmo não estão pensando que suas vidas não valem nada?Quantas pessoas hoje estão se achando as piores pessoas do mundo e que para elas não tem mais jeito? Quantas pessoas hoje sentem vergonha daquilo que elas se tornaram? E olham para dentro de si e se acham como cachorro morto! Mefibosete tinha um medo muito grande de Davi.
Para ele o pior pesadelo era encontrar com Davi, pois ele tinha certeza que Davi queria matá-lo.
Certamente, quando Mefibosete recebeu a notícia de que Davi queria vê-lo, ele deve ter se perturbado todo por dentro e temido muito este encontro. Ele deve ter pensado o que é que o Rei, tão poderoso quer comigo que sou teu inimigo? Pois sou descendente de Saul. Eu fugi para não morrer, vivo neste deserto e agora ele quer me ver, eu vou morrer, eu não sirvo pra nada.
Muitas coisas devem ter passado pela mente de Mefibosete.

Assim, como muitas coisas passam pela nossa mente quando recebemos um chamado de Deus.


Assim como Mefibosete, nós também nos éramos inimigos de Deus.

Rm 8. 7-8 “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.

Rm 5.10 “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”.

Da mesma forma que Mefibosete, nós temos medo de Deus, quando somos chamados por Ele, nós nos questionamos (O que Deus quer comigo – um cão morto?). O sentimento de desvalorização e medo da morte é muito grande em nós, devido ao pecado que nos separa de Deus. O sentimento de que seremos castigados por Deus é tão forte que nós nos afastamos de Deus para o mais longe possível, pensando que será melhor para nós. As coisas erradas que fazemos nos impedem de crer que Deus quer usar de sua misericórdia para conosco e nos perdoar. Colocando-nos em um lugar privilegiado. Davi procurava um descendente de Saul para usar de misericórdia para com ele. Assim como Deus nos procura para usar de misericórdia para conosco. Mefibosete passou anos da sua vida escondido de Davi com medo de morrer. Nós passamos anos escondidos de Deus com medo de não sermos aceitos por Ele. Sabe o que significa o nome de Mefibosete? DESTRUIDOR DA VERGONHA. Olhe que significado poderoso. Destruir a vergonha é destruir aquilo que te aprisiona, aquilo que te impede de encontrar-se com Jesus e ter sua vida transformada por Ele. Jesus é o nosso Rei, e ele nos procura para usar de sua misericórdia para com a casa de Adão. E quando ele nos encontra no deserto, Ele manda nos buscar, através de seus filhos que pregam o seu evangelho. Saiba que você está aqui hoje por um chamado do Rei Jesus, que quer usar de misericórdia para com sua vida. Mefibosete foi levado ao palácio de Rei, onde viveu o resto de sua vida comendo da melhor comida que poderia existir em Israel. Todas as terras que eram de sua família foram restituídas a ele, e ele recebeu servos e servas para cuidarem dele. Veja que transformação de vida ele recebeu – Assim é com Jesus.
Nossa vida é transformada e deixamos de viver no deserto de dores e sofrimento, vivendo com medo, cheio de vergonha, vergonha de quem somos, de como somos e do que somos. Jesus Cristo está separando para nós um lugar de privilégio à mesa, ele nos alimentará o resto de nossas vidas com o melhor alimento que existe. Mas Mefibosete teve que tomar uma atitude – Quando recebeu a notícia de que o Rei estava lhe chamando, ele não sabia para que o rei o chamava – Baseado em seu medo, ele deve ter pensado que era para matá-lo, ou envergonhá-lo, humilhá-lo. Mesmo assim ele foi, ele não sabia realmente o que aconteceria, mas tomou a decisão de ir ver o rei, e foi abençoado com a melhor noticia de sua vida – USAREI DE MISERICORDIA PARA COM SUA VIDA, E COMERÁS PÃO A MINHA MESA TODOS OS DIAS, RESTITUIREI TUDO O QUE LHE FOI ROUBADO, E EU SEREI O SEU REI.
Tenhamos essa coragem que Mefibosete teve, e quando recebermos o chamado do nosso rei, que nós possamos nos levantar e ir ter com o rei, rejeite este sentimento de morte e de vergonha que te aprisiona.

MEFIBOSETE E O REI DAVI
VOCÊ E O REI JESUS CRISTO.

2 comentários:

  1. vc e muito grande com Deus .jesus e com tigo vaso mada uma mesagem para mim.jonhnyskrey@hotmail.com.fica com Deus lida esta emtoducao gostei muit.hahahahahaho

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão. Uma bela exposição sobre este servo de Deus. Foi uma bênção.

    Emerson Silva

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.