quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Hábito da Comunhão

Hb 10.25 - 27Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários”.
         A Palavra Comunhão, no grego é chamada de Koinonia, que significa “participação”.
         Participação não é apenas comungar da mesma crença, idéias ou fé. É muito mais profundo.

         Comunhão indica participação na vida, sofrimento e glória de Cristo.
I Co 1.9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

     Mas, essa comunhão é uma obra do Espírito Santo, apenas Ele pode produzir essa comunhão na vida dos filhos de Deus.

II Co 13.13A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

        
PORQUE A COMUNHÃO É TÃO IMPORTANTE?

         Em primeiro lugar eu estou comprometido na família de Deus com outras pessoas que são filhos de Deus.
Gl. 6.10 - Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

Rm 12.4 – 5 - Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.
Um grande Teólogo chamado Ray Ortland escreveu: O cristão que não é comprometido com um grupo de outros cristãos para orar, compartilhar e servir, para ser conhecido e conhecer outros, não é um cristão obediente. Não está fazendo a vontade de Deus. Conquanto possa ter uma boa teologia, ele não está obedecendo ao Senhor.

         A Comunhão é importante por que: Eu preciso de encorajamento para crescer espiritualmente.

Hb 10. 24 – Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

         Quando estamos juntos e começamos a orar, há grande poder na oração

Mt 18. 19 – Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.

         Quando estamos juntos, Cristo está presente em comunhão.

Mt 18.20  Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.       

         Comunhão é uma forma de exemplo para o mundo.
Jo 17.20 – 22 - Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos.
PORQUE A COMUNHÃO É IMPORTANTE?
Porque em Gl 5.13 – Deus nos manda servir uns aos outros
Porque em Rm 15.7 – Deus nos manda aceitar-nos um ao outro
Porque em Cl 3.13 – Deus nos manda Perdoar-nos um ao outro
Porque em Rm 16.16 – Deus nos mandar saudar-nos uns aos outro
Porque em Rm 12.10 – Deus nos manda honrar um ao outro
Porque em Gl 6.2 – Deus nos manda levar as cargas uns dos outros
Porque em Rm 15.14 – Deus nos manda ensinar um ao outro
Porque em I Ts 5.11 – Deus nos manda encorajar-nos um ao outro

Em Filipenses 2.3-8 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
         Cristo sendo Deus, se humilhou e serviu e foi exaltado. Esse é o mesmo caminho que devemos tomar. Se você pensa que é alguma coisa, então seja servo, se humilhe e deixe que Deus te exalte, não procure se exaltar.
         Agora sirva a todos de igual modo, não apenas aqueles que você gosta ou tem interesse. Seja obediente, ame ao seu próximo como a você mesmo.
COMO MANTER UMA BOA COMUNHÃO NA IGREJA?

         Em primeiro lugar seja um servo

Mt 20.26-28 – Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
         Servir em primeiro lugar é um mandamento do Senhor para aqueles que querem ser imitadores de Jesus.
         Servir é uma honra para poucos, ser reconhecido como um servo, é ser honrado, pois o homem natural não consegue servir, ele quer ser servido.
         O que existe muito hoje são pessoas que querem ter honra sem ter o mínimo de consideração pelo próximo. Querem ser grandes na igreja, mas não querem servir, e sim, serem servidos.

         Em segundo lugar ame a seu irmão

1 João 4:20  Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

         Nós temos a tendência de amar apenas aqueles que queremos amar, e fazemos escolhas entre irmãos. Esse eu amo e esse eu gosto!
         Amar é dar crédito a pessoa, é dar valor a pessoa. É olhá-la como alvo do sacrifício de Cristo na cruz.
         Amar é querer o melhor para seu irmão, é não desejar o mal e nem a contenda.
         É entristecer-se quando alguém do corpo cai, e procurar ajudar a levantá-lo, e não pisar a cana que já está quebrada.
        

         Em terceiro lugar saiba lidar com as ofensas –

Lc 17.1 – Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!

         Ofensa é o mesmo que escândalo, e a palavra escândalo refere-se ao local da armadilha onde se coloca a isca para pegar a caça.
         Segundo o pr. Craig Hill, nós vivemos em um mundo repleto de demônios e pecadores, e nós somos um dos pecadores, e pecadores cometem pecado e pecado é uma ofensa a Deus. E além de cometermos com Deus, cometemos também contra o nosso próximo.
         Você além de ser ofendido, também ofende alguém de alguma forma em alguma vez da sua vida. Somos falhos e passivos de erros. Mas quando alguém comete erros conosco, temos a dificuldade de perdoar.
         Se não perdoamos, a ofensa entra em nosso coração e nos aprisiona através da mágoa, que por sua vez tem um poder gigantesco de enfraquecer relacionamentos e destruir comunhão.
         Deixe a ofensa passar por você e ir direto pra cruz do Calvário, onde a ofensa encontrará a morte.

         Em quarto lugar saiba perdoar

Mt 6.14-15 – Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
         O perdão deve ser praticado principalmente por aqueles que recebem as ofensas e deixa elas descerem para o coração.
         O perdão é da mesma forma um mandamento do Senhor. Jamais conseguiremos ter comunhão com a igreja, se não conseguirmos perdoar aos nossos irmãos.
         O que vemos hoje, são lideranças com o coração cheio de mágoas, raiva e rancor dos outros. E assim, isso também reflete nos membros da igreja, que também começam a viver uma vida de fachada, sorrindo na frente e envenenando por trás.

         Devemos entender como é importante participarmos constantemente dos cultos da igreja, das programações da igreja.
         As pessoas quando faltam ao culto não sentem falta alguma, nem se importam, não se preocupam.

         Existem pessoas na igreja que só vêem a um culto por semana, e por isso ele escolhe o domingo, não porque é o dia do Senhor, mas porque ficou de folga o dia todo e então tem ânimo para vir ao culto.

         Outros vêem ao culto por religiosidade, a preocupação é com o final do culto. Se está sendo cumprido ou não, não está muito preocupado com o que está sendo pregado.

TER COMUNHÃO É SABER O SEU LUGAR NO CORPO

Prepare-se para descobrir e exercer seu ministério na igreja. Deixe de ficar sentado apenas.
É por isso que as pessoas não tem tanta vontade de vir a igreja com freqüência, pois não se sentem importantes.

 Rm 12. 4 – 18 Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,  tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
         Saiba qual é o seu lugar no corpo e dedique-se a cumprir essa tarefa. Seja um servo e um filho obediente ao Pai. Dedique-se a igreja, dedique-se a Obra do Senhor.

         Encontre o seu lugar no Ministério, não queira aquilo que Deus não tem pra você. Pois não será benção na sua vida. Quando Deus dá o dom, Ele capacita e dá a sabedoria.

         Mas quando nós é que queremos, Deus não dá a capacitação e o exercício do ministério torna-se algo mecânico e difícil. Uma carga que você não pode carregar.

Para finalizarmos, devemos entender e compreender que não há comunhão com o corpo de Cristo, sem estar em primeiro lugar em comunhão com Deus.

         Esse é o único meio de se ter a comunhão verdadeira com o corpo de Cristo, é tendo comunhão com Cristo. Pois a verdadeira comunhão é dada pelo Espírito Santo, não é conquistada e nem merecida.

         Mas é dado aquele que busca ter comunhão com o Pai, sem isso, não há comunhão verdadeira, mas um amontoado de gente com os corações cheios de inveja, mágoas e traições.

         Não é isso que Deus quer pra nós – Ele quer que sejamos freqüentadores assíduos da igreja do Senhor. Desenvolvamos uma comunhão com base no serviço, no amor e no perdão ao próximo.
         Esse hábito nós temos que ter – É estar em constante comunhão e participação do corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.