segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cristãos Desanimados, potencialmente derrotados


I Pe 5.8
“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

A Caminhada cristã é algo muito diferente daquilo que pensamos quando entramos para a Igreja. Pois á primeira vista tudo é maravilhoso, tudo é muito bom. Estamos apaixonados por Deus, pelos irmãos, e até mesmo nas lutas o comportamento é diferente. Busca Deus nas orações, lê a Palavra constantemente.
Mas com o passar do tempo, agente vai ficando mais velho de casa, mais velho de igreja e as coisas começam a caminhar para uma direção muito perigosa.
O crente começa a se cansar das lutas, começa a entender que Deus responde a medida da nossa fé e com base no tempo Dele. E isso, quando estamos cansados e fracos, vai nos desanimando. E CRISTÃOS DESANIMADOS SÃO POTENCIALMENTE DERROTADOS.
Quando nos convertemos, adquirimos um adversário que é consideravelmente muito perigoso. Nós o conhecemos como diabo, o maior inimigo de Deus e dos Filhos de Deus.
Os cristãos Pentecostais têm a tendência de super valorizar as investidas do diabo, já os Tradicionais têm a tendência de não valorizar, não dar importância devida ao diabo.
Os Reformados buscam o equilíbrio, ou seja, nem damos tanto valor e damos também uma super valorização.
Mas a Bíblia é clara quando nos diz que ele é nosso adversário, nosso inimigo, e está ao nosso derredor esperando uma oportunidade de devorar aqueles que estão fracos.
No mundo animal, quando um grupo de felinos se prepara para atacar qualquer grupo de animais, eles analisam e procuram os mais fracos, cansados ou os doentes. E assim todo o grupo ataca somente aqueles que foram escolhidos.
Assim, satanás da mesma forma procura os mais fracos, cansados ou os doentes e manda o grupo de demônios atacarem para acabar com suas vidas.
Por isso, Deus falou da última vez sobre voltar ao primeiro amor, e hoje Deus nos fala que CRISTÃOS DESANIMADOS SÃO POTENCIALMENTE DERROTADOS.
Potencialmente não significa que está derrotado, é que tem potencial para ser derrotado, derrotado por meio do desânimo.

Porque cristãos autênticos podem desanimar?

FASCÍNIO PELO MUNDO
Mt. 13.22 – “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”.

Os cuidados com o mundo são justamente a pressão que a sociedade faz sobre as pessoas com relação a bens materiais, cargos importantes, a vaidade com a aparência, roupas da moda e muitas vezes sem poder ter aqueles coisas e ai entra em dívidas, e começa a orar a Deus para Deus pagar as contas e Deus não responde na hora que queremos e ai cai o desânimo.

Quando bate o desânimo, satanás está só esperando para devorar.
Outra coisa muito importante que causa desânimo é: AFASTAMENTO DE DEUS

Is 59.2 2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.

Refletindo neste texto, temos uma noção da pureza de Deus, da grandeza da Sua santidade. O sentido da palavra separação aqui é de “abismo”. Não é uma distância que pode ser medida, o abismo é figurativo.
Essa separação é tão grande que gritamos o mais alto possível a Deus e a nossa sensação é de que Ele não está ouvindo, e desanimamos mais e mais.
Isso porque Deus não aceita iniquidades, Deus não se contamina nada anda que tenha parte com o pecado. Por isso Ele diz que o rosto é coberto e nós somos separados dEle, por causa do pecado.
Mas quando estamos começando a caminhar na fé, todo pecado incomoda, e nós ficamos em um pé e noutro para confessá-lo de deixá-lo, mas os mais velhos de casa pensam que podem guardar ou aguentar um pouco mais e tentar se livrar dele sozinhos. Pois o tempo de casa pesa em seus ombros no que diz respeito a confessar pecados, isso quer dizer que entrou o orgulho e a soberba no coração.
E o diabo ao derredor buscando os mais fracos e ou doentes para devorar.

Outra questão que desanima o cristão é OLHAR A RELIGIÃO E OS HOMENS, E NÃO OLHAR PARA DEUS.

Mt 7.21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.

Nós temos uma dificuldade muito grande de olhar para Deus e parar de olhar para os homens, nós temos uma grande dificuldade de para de olhar para a religião, ou seja, as doutrinas humanas e olharmos para a Palavra de Deus.
Eu lhe pergunto: O QUE A BÍBLIA DIZ? Grave isso na sua cabeça.

Nós temos a facilidade de desanimar na caminhada cristã porque os fardos que os homens colocam nas costas dos outros através de doutrinas é muito pesado.

Mateus 23:4 “Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los”.

Assim são as doutrinas feitas por homens. Elas pesam, e nos desanimam, nos cansam fazendo com que sejamos presas fáceis para satanás.
Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor é conhecido do Senhor realmente. É Filho de Deus verdadeiramente, por isso, se você está desanimado porque está vendo muito erro nos outros, se arrependa e mude a direção da sua visão para o alvo correto que nunca falha JESUS CRISTO DE NAZARÉ.
Pare de olhar pro homem, para de olhar para a religião, se onde você está é engano, é erro, está provado biblicamente então saia, se não mude seu alvo. Olhe pra Cristo. Ele não muda, não falha, não nos decepciona.
Outro fator que faz com que os cristãos desanimem é a DESOBEDIÊNCIA.
Tt 1. 16 “No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra”.

É tão claro este texto que dispensa maiores comentários. Pessoas que são velhas de igreja conhecem a Palavra, mas não obedecem. No tocante a Deus professam conhecê-lo, mas são desobedientes. Então Deus reprova suas obras e a própria pessoa se torna reprovada.
O sentimento é de que tudo o que eu faço para Deus parece que Ele não recebe, e ai a pessoa desanima. Procure o foco, o foco pode ser DESOBEDIÊNCIA.
São aqueles que sempre pensam que podem dar um jeitinho nas coisas, levam como se não tivesse tanto peso de responsabilidade o que a Palavra diz.

Outro fator que desanima o cristão é a FALTA DE VIGILÂNCIA

Mt 26.41 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

Se eu estou orando e estou vigiando, eu estou me fortalecendo contra as tentações que certamente virão contra mim, vieram sobre Jesus e virá sobre todos aqueles que são lavados e remidos pelo seu sangue.
O problema que é que o crente velho de casa acha que não precisa de tanta oração, tanta leitura da Palavra, pensa que isso é besteira. Mas é o que Deus usa para te proteger contra as tentações.
Vigie com seus olhares, vigie com seus pensamentos, vigie com suas palavras. Tenha tempo de oração e de leitura da Palavra e então você se fortalecerá.
Mas se não fizer isso, enfraquecerá, e ficara cansado dessa caminhada, poderá ficar doente e será devorado por satanás, pois ele está te observando todo o tempo com seu grupo de demônios só esperando para matar você.

O Cristão desanima também quando ele deixa a SOBERBA E A AUTO-SUFICIÊNCIA entrar em seu coração.

Lc 18.11 “O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano”

Ap 3.17 “Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”.

Os três elementos que constituem o pecado são: INCREDULIDADE – VONTADE DE SER IGUAL A DEUS – SATISFAÇÃO ÍMPIA DE FAZER O QUE É PROIBIDO.

Existem crentes que agem como se não precisassem de Deus. Não aceitam ser repreendidos e nem exortados. Tomam todas as decisões e não perguntam nada a ninguém e querem ser seguidos.
Precisam é se humilharem diante da poderosa mão de Deus e reconhecer que não são nada. Pessoas assim satanás está só observando ao derredor.
Existem alguns animais que saem do meio da manada, ou do rebanho e se dispersam. O grupo de caçadores também atacam estes, eles são mais difíceis de se abater pois apenas se afastaram do grupo, mas os leões nunca atacam sozinhos, sempre em bandos.
Por isso, os auto suficiente e soberbos que acham que podem tudo e não precisam de nada, estão sendo observados, pois estão se colocando fora do rebanho. Satanás e seu bando estão só observando, esperando para devorar.

Todas essas coisas causam fracasso e desânimo, e CRISTÃO DESANIMADO É POTENCIALMENTE DERROTADO.

Pessoas assim são pessoas Frustradas, a Vida é Morna, está Espiritualmente Estéril está sendo derrotado.

O QUE EU DEVO FAZER PARA FUGIR DESSE DESÂNIMO?

Is 55.7-9 “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”.

O Pecado deve ser reconhecido, confessado e deve ser abandonado. O altar com o Senhor deve ser restaurado, pois Deus tem os pensamentos mais altos que os nossos, e Ele sabe o que é melhor para nós.

I Jo 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Este texto também dispensa maiores comentários. Se você confessar, Ele é Fiel e é Justo para perdoar e purificar.
Lembram-se do texto de Isaías onde o profeta diz que os nossos pecados faziam separação entre nós e Deus.
Quando confessados, são PURIFICADOS, ou seja, purificação é o ato de purificar, tornar puro, Deus é puro e assim, passamos a ter comunhão com Deus novamente.
Devemos render nossa vontade (matar o “eu”) que tanto fala dentro de nós nos levando para longe de Deus.
Devemos consagrar nossa vida, andar em humildade perante Deus e os homens, sendo servos e não senhores.
O cristão não tem motivos para ficar desanimado, é só refletir nas promessas da Palavra de Deus.

Nós temos um guia que nunca erra – O Espírito Santo

Jo 16.13 “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

Temos um Deus provedor das nossas necessidades

II Co 9.8 “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”.

Temos um Deus que pode nos guardar de todo o mal

Jd 24 “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória”.

Temos um Deus que nos prometeu a Vitória

I Co 15. 57-58 “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.

Portanto, se você está desanimando, se fortaleça no Senhor, não olhe para o homem, busque a Deus, não saia pra fora do rebanho do Senhor. A Bíblia fala que o diabo está ao derredor, é porque ao nosso redor estão os anjos do Senhor a nos guardar.
Saiba que o seu esforço será recompensado na vindo do nosso Senhor, e todo o seu trabalho aqui não é vão. Nós temos a vitória garantida pelo Senhor do Universo.
Amém!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.