segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pedro - O Apóstolo do Senhor.

Mateus 4. 18-20

“18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.”

PEDRO significa Pedra. Era pescador e considerado pelos líderes religiosos um ignorante, pois não foi educado religiosamente, e através de um chamado do Senhor se tornou apóstolo. Pedro também era conhecido pelo nome de Simão e também por Cefas.

Pedro era casado, e segundo alguns teólogos, com base em I Cor. 9.5, sua esposa o acompanhava nas viagens missionárias.

Pedro encabeçava a lista dos Apóstolos, ele era respeitado como um líder entre os discípulos. Pedro fazia parte do círculo mais íntimo de Jesus, junto com ele também eram íntimos Tiago e João.

Pedro era um discípulo dedicado, que buscava exercitar a fé, embora demonstrasse um pouco de dificuldade nisso.

A vida do apóstolo Pedro é um exemplo para nós em todos os sentidos. Sua vida e seu ministério nos servem de consolo, inspiração e nos exorta a sermos cristãos melhores.

Vejamos alguns episódios de sua vida que são mencionados na Palavra do Senhor dos quais podemos tirar lições importantes para nós.

Lc 5.1-11 – Ler na Bíblia.

(O chamado de Pedro foi mediante a um milagre. Ele havia pescado toda a noite, e já estavam lavando as redes pela manhã, quando Jesus pediu o barco de Pedro para pregar para a multidão. Logo depois ordenou que jogassem as redes novamente. Pedro então, se pegando nas palavras de Jesus, lançou as redes e elas quase se romperam de tantos peixes.)

Lc 8.40-56 – Ler na Bíblia.

(Aqui Pedro é testemunha ocular de dois milagres – A ressurreição da Filha de Jairo e a Cura da mulher com hemorragia. Veja como Pedro era próximo do Senhor. Tão próximo que vemos no vers. 45 a liberdade que Pedro tinha com o Mestre. E também vemos no vers. 51 a confiança que o Mestre Jesus tinha nele, e como Pedro Tiago e João faziam parte do circulo de intimidade de Jesus.)

Mt 8.14-15 – Ler na Bíblia.

(Aqui neste texto vemos Pedro mais uma vez sendo testemunha de mais uma cura instantânea do Senhor. Você pode achar que febre talvez seja uma coisa boba, mas pense na febre há 2.000 anos em pleno deserto de Israel.)

Mt 14.27-33 – Ler na Bíblia.

(Este texto é um texto muito conhecido por todos os cristãos. Onde Pedro andou por sobre as águas. Nos textos lidos anteriormente vemos Pedro presenciando milagres, aqui vemos acontecendo algo completamente sobrenatural. O que ocorreu aqui foi a quebra das leis da física, onde algo que é impossível ao homem de fazer até o dia de hoje e será até o dia de Jesus voltar aconteceu. Um homem andou livremente sobre as águas, sem a ajuda de nada, a não ser a fé. E quem foi este homem? Pedro.)

Mt 16.13-23 – Ler na Bíblia

(Neste texto, vemos a afirmação de Pedro em dizer QUEM JESUS ERA. Veja a visão que Deus deu a Pedro – Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Jesus ainda diz que não foi carne e nem sangue que havia revelado essa verdade a ele, mas Deus.

Outra experiência de Pedro foi na ocasião do batismo de Jesus, quando ele ouviu a voz de Deus dizendo que Jesus era Seu Filho Amado e que Ele tinha prazer nEle.

Pedro era uma pessoa que tinha uma intimidade com o Senhor, experiências que nós hoje não alcançamos, algo que nós hoje, não experimentamos, não temos nem noção do que seja. Nenhum de nós aqui.

Mt 17.1-8 – Ler na Bíblia

(Muitas pessoas não entendem direito esta passagem da transfiguração, mas não vamos entrar nela agora, o que quero ressaltar aqui é a experiência que Pedro teve com o Senhor, ao presenciar algo tão sobrenatural.)

Mt 26. 36-46 – Ler na Bíblia

(Aqui encontramos a passagem de Jesus no Getsêmani, onde mais uma vez vemos Jesus na companhia de seus três discípulos mais íntimos. Tiago, João e Pedro.

E como nos mostra o texto, aqueles que são os mais íntimos de Jesus, não puderam vigiar com ele nem por uma hora. Jesus passou por toda aquela pressão que antecedia sua morte, fisicamente só.

Na ótica do mundo, Jesus foi abandonado pelos seus melhores amigos, os mais íntimos, os mais próximos, os que diziam que morreriam por Ele. Jesus aqui angustiado com o que estava para acontecer, e os seus melhores amigos dormindo.)

Mt 26. 69-75 – Ler na Bíblia

(Aqui é um texto clássico, todos conhecem este texto onde fala de que Pedro negou Jesus três vezes, cumprindo assim as palavras de Jesus a Pedro em Mt 26. 31-35 (Ler na Bíblia)

Pedro nega a Jesus de uma forma direta por medo de ser preso e torturado assim como Jesus.

Quem em circunstâncias parecidas também não o negaria? O pior é que as circunstancias em que o povo de Deus tem negado Jesus são muitas vezes banais.

Negamos Jesus por causa da nossa família.

Negamos Jesus por causa de alguém que amamos.

Negamos Jesus por causa de uma necessidade financeira.

Negamos Jesus por causa de tentações.

Negamos Jesus por causa de orgulho e vaidade, soberba e pré-conceitos.

Porém, o que eu o texto nos relata é uma seqüência de erros que Pedro comete e que nós cometemos todos os dias.

Primeiro Pedro faz uma afirmação para Jesus que não estava em condições de cumprir. Mt 26. 33-35.

Segundo Pedro vai com Jesus para o Getsêmani e em vez de vigiar com Jesus, ele adormece. Mt 26. 40

Terceiro Pedro quando os homens do Sinédrio vieram para prender Jesus ele em um ato impensável, teve uma reação mundana e impulsiva. Sacou a espada e cortou a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote.

Quarto Pedro quando questionado se era seguidor de Jesus, ele o negou por três vezes. Finalizando assim uma seqüência de erros cometidos por uma pessoa que era íntima do Senhor, fazia parte do circulo de amizade de Jesus. Era um referencial para os outros discípulos.

Agora eu pergunto: Quantos de nós temos feito a mesma coisa todos os dias?

Quantos de nós temos andado com Jesus, chamado Ele de Pai, de amigo, de irmão, de Salvador, e O temos negado, O temos abandonado, temos dito coisas a Ele que logo depois fazemos diferente?

Veja que ao lermos todos esses textos sobre a vida de Pedro, nós pudemos ver que ele foi um homem que andou com Jesus, comeu com Jesus, era íntimo de Jesus e falhou com Jesus.

Tire um tempinho agora em que você possa refletir onde você tem negado a Jesus?

Em que área da sua vida você tem dormido em vez de estar vigiando?

Em que área você tem dito coisas, assumido posicionamentos e tem falhado com Jesus?

Em que área da sua vida você tem agido sem pensar, feito besteira, falando que não deveria ter falado e machucado pessoas?

Porque na cabeça de Pedro ele estava defendendo Jesus atacando Malco. Mas a verdade é que Jesus não precisa de defensor.

Nós muitas vezes atacamos pessoas, maltratamos, machucamos pensando que estamos fazendo o que é certo, defendendo o nosso "mestre". Mas na verdade estamos é defendendo nossa vaidade, nossa arrogância, nossa soberba, nosso autoritarismo, nosso orgulho. Estamos defendendo o que pensamos, defendendo o nosso ponto de vista e não o que Jesus pensa.

Mas aqui Pedro agiu de forma errada, impulsiva, ignorante. Jesus repreendeu a Pedro e curou Malco colocando sua orelha de volta, e não resistiu a prisão. Sendo levado como ovelha muda ao matadouro. Quantos de nós não tivemos tantas experiências com o Senhor e ainda agimos com atitudes que são reprovadas por Ele. Assim como nós, Pedro também era homem e cheio de falhas.

Você tem falhas, comete erros? O que não pode acontecer é enxergar o erro e permanecer nele.

Da mesma forma assim que o galo cantou, Pedro caiu em si. (Mt 26.75Ler)

Pedro chorou amargamente. Houve ali um arrependimento no coração de Pedro, e com esse arrependimento houve uma mudança. Pedro sentiu a dor de ter falhado com Jesus, sentiu a dor de ter negado o seu Senhor e seu Salvador.

É isso que nós estamos precisando – chorar nos pés do Senhor e pedir um renovo, pedir perdão. Pedir um avivamento!

Logo depois disso Pedro teve um encontro com Jesus ressurreto, onde Jesus pergunta-lhe três vezes se o amava, e Pedro responde em por duas vezes - Tu sabes que eu te amo, e na terceira vez ele responde, Senhor tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo.

Disse Jesus a Pedro: “apascenta minhas ovelhas” – Deus está fazendo esta pergunta para você hoje – “Meu filho, tu me amas?” Será que a tua resposta pode ser a mesma de Pedro? “Senhor, tu sabes que eu te amo!”

Se você ama ao Senhor, seja submisso a Ele. Vigie, não durma quando Ele te chamar para vigiar. Haja com mansidão com as pessoas, tratando-as como gente, como alvos do amor de Jesus. Não negue a Jesus em sua casa, em seu trabalho, na rua ou em qualquer lugar que você esteja.

Porque, assim como na vida de Pedro, Ele também tem um chamado para você! Procure se aprontar para receber as ordens que Ele tem para você.

Encerrando:

Segundo historiadores, Pedro foi morto entre 64 e 67 d.C. no governo de Nero, onde ele foi crucificado de cabeça para baixo, por não se achar digno de morrer como seu Senhor.

Você está preparado para morrer como Pedro? Uma morte que glorifique a Deus?

Assim como Pedro, o preparo começa com choro e reconhecimento de pecado.

Começa com Arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.