segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O que eu preciso fazer para ser um discípulo?

Mt. 16. 24 “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”

Pensando neste texto, é bem claro o fato de que a morte de Jesus só terá valor para aqueles que se dispõe a morrer para o pecado e para si mesmos.

Poderíamos parafrasear este texto da seguinte forma: “Se alguém deseja ser considerado como um adepto de Cristo, como uma testemunha de Cristo, ele deve de uma vez por todas, dar adeus a si mesmo, aceitar decisivamente a dor, a vergonha e a perseguição por amor de Jesus e de Sua causa, e então seguir a Jesus e continuar seguindo até a morte para ser seu discípulo.”

Pensando nisto, Deus me chamou a atenção para uma questão muito importante: O que é preciso para ser um discípulo?

Bem, em resposta a essa pergunta eu tenho que: Negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir os passos de Jesus. Três pontos importantes para a nossa vida.

Negar-se a si mesmo: Negar-se a si mesmo significa renunciar o velho eu, o eu em sua existência separada da graça regeneradora.

O eu em sua existência separada da graça regeneradora, ou seja, o fato de Cristo entrar em minha vida não anula a minha condição pecaminosa, a minha tendência a praticar o pecado.

Mas me dá agora uma condição de viver uma nova vida onde eu posso resistir ao pecado, onde eu posso dizer não às influências de satanás que vêm fantasiadas de oportunidades, de soluções para os meus problemas.

Negar-se a si mesmo é negar os nossos valores humanos carnais, sentimentos que fazem de nós verdadeiros monstros em nossos pensamentos e em nossas ações.

A pessoa que nega a si mesma renuncia toda a sua confiança em tudo quanto ela é por natureza, e depende unicamente de Deus para sua salvação.

Ela não mais busca promover seus próprios interesses predominantemente egoísticos, mas se devota completamente a causa que promove a gloria de Deus em sua própria vida, e ao seu redor, com as pessoas ao seu redor.

A melhor interpretação que pode existir de Mateus 16.24 é Gálatas 2.20: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Tomar a sua cruz: A Cruz era o destino de toda a humanidade. Em Rm 6. 23 diz que “o salário do pecado é a morte...” E no mesmo livro de Rm 3. 23 diz que “Todos pecaram e carecem da glória de Deus.”

Diante disso, a cruz era o meu e o seu destino. Não tinha como escapar da morte que nos conduziria diretamente para o inferno.

Cristo então assume o meu lugar na cruz, levando sobre si a minha condenação.

A Cruz é símbolo de morte, por isso eu devo levar a minha. Ou seja, eu devo morrer na minha união com Cristo. Quando Cristo passa a ser meu Senhor e Salvador, passa a habitar dentro de mim, é necessário que eu morra.

É necessário que eu rejeite o caráter que eu adquiri no curso da minha vida, as minhas experiências, a minha sabedoria. É necessário que eu morra.

Não há como ser um discípulo de Jesus sem morrer.

Veja o exemplo de Cristo: A Bíblia diz que Jesus é O Anjo do Senhor, o Verbo de Deus, O Filho de Deus, diz que Jesus é um com o Pai, Jesus é o Pai.

Ele renunciou toda a Sua glória para viver entre nós e resgatar seu povo por meio da morte, e morte de Cruz.

Se Cristo sendo Deus renunciou sua vida, porque eu sendo pecador impuro não posso renunciar a minha?

Em I Pe 2. 21-25 (LER NA BÌBLIA)

Este texto de I Pedro é a expressão exata daquilo que Cristo quer que vivamos como seus discípulos, e o motivo pelo qual devemos viver.

Eu quero servir a Jesus porque ele me libertou da morte do inferno. Eu quero seguir a Jesus porque Ele tem uma vida eterna cheia de paz, amor e perfeição a minha espera.

São tantos os motivos que eu tenho para seguir e servir a Jesus, que nós poderíamos ficar a noite toda dizendo motivos para ser um servo do Senhor.

Por isso eu devo tomar a minha cruz, receber na minha alma a morte para o mundo, a morte para esse sistema corrupto e degenerativo que tem corrompido a imagem de Deus para os homens.

E de acordo com o texto, o último quesito para ser um discípulo é Seguir Jesus. Seguir os passos de Jesus, seguir os caminhos de Jesus.

De acordo com o texto que lemos de I Pe. 2.21 no final do vers. diz: “...deixando-vos o exemplo para seguirdes os seus passos.”

Qual é o exemplo que Cristo nos deixou para que possamos segui-lo?

Quando eu estou seguindo alguém, é porque eu quero encontrá-la e estar no mesmo lugar que ela, por isso eu vou na mesma direção.

Essa é a lógica, eu devo passar por onde ele passou, pisar onde Ele pisou para chegar onde Ele chegou. Esse é o meu propósito de vida. Esse é o propósito de vida de um discípulo.

Mas não é todo mundo que quer realmente ser um discípulo. O mundo cristão hoje está acomodado e entretido em uma poltrona confortável assistindo a um filme de ficção científica cujo diretor é Satanás.

Não querem sair da zona de conforto em que se encontram. Seguir os passos de Jesus significa que vou:

Passar pelo deserto e vou ser tentado. Vamos passar pelo deserto porque Jesus passou, vamos ser tentado por satanás porque Jesus foi tentado.

Vamos passar pelo Getsêmani – Aonde vamos nos entristecer e nos angustiar, assim como Jesus vamos pedir a Deus para passar de nós este cálice, mas também temos que saber que é a vontade de Deus que deve prevalecer na nossa vida.

Vamos passar por traições de pessoas próximas – Mas assim com Jesus devemos perdoar e amar. Como Ele disse para Pedro – “Tu me amas?”

Seguir os passos de Jesus – É ser preso, açoitado, caluniado, acusado injustamente por causa da Verdade da Palavra de Deus.

Seguir os passos de Jesus é passar pela morte assim como Ele passou – Porque é necessário morrer para poder ressuscitar.

E assim como Cristo Ressuscitou em um corpo glorificado, perfeito e incontaminado pelo pecado, nós também ressuscitaremos para a glória de Deus.

Cristo rejeitou os prazeres do mundo, os vícios, os males. E viveu uma vida de renúncia do eu por minha causa, por sua causa.

Agora, para que chegue aonde Ele chegou, para que eu esteja com Ele onde Ele está, é necessário que eu me negue, morra e siga os passos dEle, os caminhos dEle.

Estes caminhos são os caminhos que todos os discípulos de Jesus passaram e passam.

O que tem impedido você de abrir mão da sua vida?

O que tem sido a sua cruz?

O que tem impedido você de seguir a Jesus?

Vers. 25 do cap. 16 de Mt. diz: “Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.”

Deus quer pessoas mortas para o Seu Reino, Deus quer pessoas mortas para a Sua obra.

Morto para o mundo

Morto para o pecado

Morto para si mesmo.

Se você ainda está vivo – Hoje é a oportunidade de você morrer por Jesus.

Um comentário:

  1. Que Deus me ajude a negar a mim mesmo, a tomar a minha cruz e seguir a Jesus. Ser discípulo de Cristo não é tarefa fácil e ninguém disse que seria. Que o Senhor Deus me dê graça para ser como ele, afinal se sou um discípulo, tenho que ser como o meu Mestre.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.