segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jogos do Brasil X Culto ao Senhor

A Graça e a Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!

Quando falamos em jogo da seleção brasileira, e principalmente quando estamos falando de Copa do Mundo todos os brasileiros são os principais torcendores e ver os jogos é algo fundamental para nós brasileiros, perdê-lo então nem pensar. A paixão pelo futebol contagia a todos, até mesmo aqueles que não gostam de futebol normalmente. Mas há um porém!

A Palavra de Deus em Oséias 4:6 diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

A figura do sacerdote nos leva até a figura do pastor nos tempos de hoje, e uma das funções do sacerdote no Antigo Testamento e cuidar do cerimonial do culto ao Senhor, ou seja, garantir que o culto saia de acordo com o que Deus exigiu em sua lei. Mas hoje me parece que isso não está sendo levado em consideração por alguns colegas de ministério, e principalmente quando está se tratando dos jogos da seleção aos domingos. Está se tornando uma prática comum mudar o horário do culto por causa do jogo da seleção brasileira. Outros levam o telão para dentro do templo e quando chega o horário do jogo, para se o culto para prestigiar a seleção canarinho. Isso pra mim é um blasfêmia, um ato abominável e passivel de morte.

Lembro-me bem quando Deus, nos dez mandamentos se apresenta como um Deus zeloso, e que não aceita que a glória que é devida a Ele seja dada a outra pessoa. E Isso Ele pune com maldição quando acontece tal quebra do mandamento.

Êxodo 20:5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem

Êxodo 34:14 (porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);

Deuteronômio 4:24 Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.

Deuteronômio 5:9 não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,

Deuteronômio 6:15 porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.

Josué 24:19 Então, Josué disse ao povo: Não podereis servir ao SENHOR, porquanto é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.

Naum 1:2 O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos.

Com base nestes textos, fica muito claro que quando uma igreja muda um compromisso que ela tem com O Deus dela, para prestigiar um jogo, se torna um grave ato de desobediência, rebeldia, insubmissão, negligencia e pouco caso com a Palavra de Deus e com o próprio Deus.

Eu fico pensando como um colega consegue pregar a Palavra depois de ter alterado um horário de compromisso com o Senhor por causa de um jogo? Como fala meu pastor Humberto Teixeira: “Onde fica a unção? Unção? Que unção?”. E é isso mesmo! a glória de Deus se vai, fica só o show para ser apresentado.

Eu fico imaginando se Cristo voltasse em um domingo bem no horário do jogo do Brasil, e em vez de encontrar sua igreja louvando e o adorando, orando e lhe rendendo graças, Ele encontra a igreja assistindo ao jogo, gritando quando se faz um gol e deixando para depois o compromisso com Ele. Será que aconteceria como aconteceu com as virgens néscias? Foram buscar azeite e ficaram de fora do Reino.

Podem estar me achando radical, mas Cristo é muito mais radical que eu. Pois o Seu povo está negociando com o mundo, e alterando o culto e perdendo a unção da palavra, a concentração, a reverência e o respeito pela pregação e pela edificação dos filhos de Deus.

O que eu quria saber é que quando precisam de algo, de algum livramento, de alguma benção. Para onde vão? Será que procuram o Dulga? Não!!!!! Procuram a Deus!

Irmãos, vamos observar o que estamos fazendo. Nossa responsabilidade como pastores é muito grande, temos vidas que nos seguem e essas vidas esperam ouvir Deus falar através de nós. Fomos comissionados para uma obra salvífica, fomos chamados para proclamarmos as verdades do Senhor Jesus, que sara, que cura e que liberta. Vamos encarar com mais seriedade o ministério.

Se você está com raiva, e pensar que isso que está escrito aqui é besteira, eu sinto em lhe informar que se faz necessário que nasça de novo, pois sua conversão não passa de um convencimento. Ainda és filho de Belial e precisa ser restaurado. Mas se concordas comigo, não estás concordando com o pastor Adhemar Junior, mas com a Palavra de Deus.

Eu gosto muito de futebol, assisto aos jogos da seleção, não tenho nada contra o jogo ou a copa, mesmo porque futebol é um dos esportes que mais pratico na vida. Mas quando se diz respeito ao meu compromisso com Deus, eu não quero nem saber, o compromisso com Deus vem em primeiro lugar. Pois é Deus que me dá livramento, é Deus que me sustenta, é Deus que me ajuda e cuida da minha família. Não posso dizer pra Ele, espera um pouco que depois do jogo eu te adoro, eu sei que tenho um compromisso com o Sr. hoje em tal hora, mas o jogo é mais importante e eu preciso ver.

Que possamos abominar isso e viver uma vida reta e santa diante de Deus, em outros momentos devemos sim ver os jogos, torcer, mas não no momento que temos um compromisso marcado com o Pai.

Não se preocupe com os membros da igreja, se vão gostar, se não vão, se vão vir para o culto ou não. É uma boa oportunidade para você ver se tem em seu rebanho cabrito ou ovelha, trigo ou joio, porque eu creio que aquele que é salvo, convertido verdadeiramente irá compreender, entender e aceitar, e jamais lhe criticará por isso, muito pelo contrário, irá lhe admirar mais, pois ele saberá que seu pastor teme a Deus.

Um grande abraço e que Deus os abençoe em nome de Jesus!

Pastor Adhemar Junior

Um comentário:

  1. paulino fernandes de lima8 de dezembro de 2010 às 15:22

    Prezado Pastor Ademar Jr. Tuas palavras foram verdadeiras, pois vieram do Senhor. Que Ele continue te usando poderosamente, pois este mundo está escasso de líderes que queiram transmitir ao povo o que Deus deixou.
    Um grande abraço, em Cristo Jesus!
    Do irmão Paulino

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.