terça-feira, 31 de agosto de 2010

Incapacidade e Onipotência

“Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado”. (João 5. 5-9).

(LER – João 5. 1-4)
A palavra Betesda significa – CASA DE MISERICÓRDIA.  E multidões de pessoas enfermas permaneciam ali por dias, semanas, meses e anos esperando um milagre.
         Com base neste texto, este homem era paralítico fazia 38 anos. Quando Jesus o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?” Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim.” Então Jesus lhe disse: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou o seu leito e começou a andar.

         Esse homem era judeu, filho da promessa, filho da Lei, e tinha ficado, junto com muitos outros, ao redor do tanque, na esperança de que as águas fossem agitadas pelo anjo, e que ele mesmo fosse colocado primeiro na água, e assim fosse curado. Ali, aguardou durante muito tempo, e aguardou em vão.
         Por que ficou aguardando? Porque Jesus não estava ali. Onde Jesus não está a pessoa precisa ficar esperando. Pois quando se trata meramente de um anjo e de um tanque, precisa-se esperar; e ainda não obterá nenhuma cura.
         Mas quando Jesus chegou, não havia o caso de ficar esperando.  Jesus entrou andando no meio da multidão de doentes, Jesus percebeu esse homem, perguntou o que ele queria e o curou, mandou-o pegar o seu leito e ir andando para casa, e o homem foi curado de imediato.
         Ora, devemos elogiar esse homem por ter ficado esperando; admiro-o pela paciência e perseverança; mas peço-lhe que não faça do caso dele o seu. Ele, sim, esperava, porque Jesus não estava presente. Você não precisa esperar, e você não deve esperar; pois Jesus está presente.
         Não havia mais necessidade para o homem ficar esperando. Como acabo de dizer a vocês, havia um anjo, e um tanque, e nada mais; mas onde Cristo está não deve haver mais lista de espera.
         Você, aí, que está me ouvindo, se você voltar, pela fé, o olhar para Jesus, o Ser Vivente no trono do Altíssimo, obterá a cura imediata.
         Ficar esperando, à beira do tanque de Betesda. Ficar esperando o anjo descer e agitar as águas e alguém te conduzir para dentro das águas para ser curado. Esperar alguém te carregar nos braços, isso poderá demorar muitos anos.
         Este homem esperou 38 anos pela sua cura a beira do tanque de Betesda, mas ele não precisou ser carregado, não precisou entrar no tanque para ser curado.
         Note no texto que Jesus lhe faz uma pergunta: Vers. 6 “Queres ser curado?” Veja a resposta dele no vers. 7: “Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”
        
         Veja que Jesus lhe pergunta se ele quer ser curado, ele diz que precisa de alguém para colocá-lo no tanque.
         Irmãos, será que Jesus não sabia que ele queria ser curado? Ele estava no tanque de Betesda! Todos os que estão ali estão porque queriam ser curados! Jesus poderia ter perguntado pra ele – queres que eu te coloque no tanque quando as águas se agitarem?
         As pessoas estão tão próximas da salvação, mas não conseguem vê-la porque estão focadas na resposta errada. (Eu preciso entrar no tanque primeiro, e preciso que alguém me ajude!)           Jesus estava ali diante dele com poder para curá-lo sem precisar da agitação da água.
“Creia no Senhor Jesus Cristo, e será salvo”.
No entanto, muitos infelizmente estão esperando alguém, dependendo da boa vontade de alguém para ajudá-las e ficam esperando até se cansarem. Pessoas que perseveram no uso dos meios até ficarem desanimados e decepcionados. Vamos olhar para esse caso do paralítico de Betesda.

I. Devemos notar a respeito, em primeiro lugar, que Jesus conhecia o caso desse homem.
         Jesus o viu deitado ali. Havia grande número de pessoas para Jesus contemplar; mas fixou seu olhar nesse homem, por longo tempo confinado à cama, paralítico fazia 38 anos.
         Da mesma forma, Jesus sabe tudo a seu respeito. Ele o vê exatamente onde você está nesta noite, se está paralítico, sem esperança, sem luz, sem fé, esperando as águas se agitarem para ser curado.
         Jesus o vê; esta é a verdade. Ele o distingue no meio dessa multidão, esteja onde estiver, o seu olhar vê o mais profundo do seu coração: ele olha por dentro e por fora, ele lê tudo o que está no seu coração. Não há como esconder alguma coisa dEle.
         Assim como ele conhecia a situação do paralitico a beira do tanque, assim como Jesus sabia que ele estava naquela situação havia longo tempo. Ele sabe quanto tempo você está esperando por uma transformação de vida.
         O Senhor sabe tudo a seu respeito. Ele inicia processos que transformarão a própria natureza das pessoas neste lugar;
         Ele vê exatamente o que você é, e onde você está, e como você está.
         Analisando o quadro apresentado pela Palavra de Deus. Todas as decepções que esse homem paralítico tinha.
         Imaginem a tenção e o esforço que ele fazia para ser o primeiro a chegar até a água, e acredito que em muitas das tentativas ele acreditou mesmo que tinha conseguido e entrava outra pessoa antes dele, e suas esperanças se esvaíam.
         Essa outra pessoa subia da água, curada; ao passo que ele mesmo, com um suspiro pesado, caía de novo sobre o leito, e imaginava que talvez passasse muito tempo antes de o anjo agitar a água de novo, e que, mesmo assim, talvez se decepcionasse outra vez.
         Lembrava-se das muitas vezes que tentou e não conseguiu e sua esperança certamente estava perto do fim; podemos dizer que poderia haver nele quase um desespero total. Imagine-se no lugar deste homem.       
         Você esta noite que escuta esta palavra, pode ainda não ter tido oportunidade de olhar para o alto e pedir a Cristo que entre em seu coração.
         E também pode haver alguém aqui que conheça muitas pessoas cristãs que tiveram suas vidas mudadas pelo evangelho, mas nunca tomou a decisão de experimentar dessa mudança que seus amigos tiveram, tome esta decisão hoje, não fique esperando como este homem esperava na beira do tanque.
         Você pode estar dizendo para você mesmo: “Talvez, em algum dia eu seja curado“. O Senhor Jesus sabe tudo a seu respeito e ele sabe o que você está sentindo nesta noite, toda a mágoa que você sente nesta noite, toda a raiva, todo o medo, toda falta de perdão, ele sabe, ele conhece e quer entrar no seu coração para que haja uma limpeza.
         Ele escuta os desejos que você nem expressou, e sabe do seu anseio para ser curado, do seu anseio para ser liberto, para ser transformado.

II. Em segundo lugar, o Senhor Jesus despertou os desejos do homem. Disse-lhe: “Você quer ser curado?”. Não há necessidade de explicar como é ficar deitado à beira do tanque, mas vamos fazer uma aplicação para aqueles que estão em condição semelhante.
         Cuidado para não se esquecer por que você está aqui! Cuidado para não chegar à casa de Deus sem saber por que veio. A freqüência a lugares de culto na esperança de achar salvação não funciona. Você pode vir durante toda uma vida e nunca encontrar-se com Jesus. Pode mudar até seu padrão moral de vida e nunca ser convertido de verdade.
         Não podemos cair no hábito de ouvir sermões, orações, e assim por diante, sem sentir que procura algo especial para si mesmo.  
         Quando ouvimos a Palavra de Deus ela deve causar uma mudança em nosso ser, ela deve nos confrontar e nos edificar. Você deve sempre ouvir a Palavra buscando algo de especial para sua vida.
         Mas as pessoas vêm e vão a fim de poder freqüentar um lugar de culto; e é só isso.
         Jesus não queria deixar o paralítico ficar deitado ali mais confortável, ou colocá-lo em um lugar onde ele pudesse entrar primeiro no tanque quando este for agitado pelo anjo.  
         Jesus não lhe disse: “Por que está aqui? Tem algum desejo? Será que quer ser curado?”.  Jesus sabia o que aquele homem precisava.
         Irmãos, qual de nós veio aqui nesta noite a fim de que seu pecado fosse perdoado, sua alma fosse renovada pela graça divina e ter um encontro verdadeiro com Cristo?
         Se essa for a sua intenção, mantenha ela assim, e não deixe que você venha continuamente e seja como um jarro quebrado, onde não se pode colocar nada que escorre pelas rachaduras.  
         Não adote meros hábitos religiosos! Serão para você hábitos ritualistas, por mais singelo que o ritual seja. Você vem e fica satisfeito. Assim não serve. Peçamos que Cristo nos desperte o desejo ao dizer: “Você quer ser curado?”.
         Quando falamos sobre o chamado de Cristo nas nossas vidas, nos deparamos com muita indiferença. As pessoas estão caminhando a passos largos para o inferno e não estão se dando conta disso.
         É como uma pessoa no corredor da morte e não está nem um pouco preocupado, é como se não fosse realidade. Ele tem de ficar preocupado e desconfortável, mas as pessoas se tornaram indiferentes, frias e incrédulas.
         Acabaram se tornando pacientes diante da perspectiva de se perderem para sempre.  
         Devemos nos lembrar que depende do seu querer, pois Cristo disse a esse homem: “Você quer ser curado? É impossível curar a si mesmo”.
         O homem nunca será salvo contra a sua vontade; porque a salvação é pela fé, e a fé deve ser recebida de Deus, mas exercitada por nós.
         Deus jamais obrigará ninguém a ir para o céu. Deve existir em nós a mente disposta, que consinta com a obra da soberana graça de Deus. Deus é soberano, mas o homem é responsável. Isso é a base da semeadura e da colheita.
         Você tem qualquer vontade nesse sentido, qualquer desejo ou anseio pela cura? Peça para o Espírito Santo soprar sobre você para que aja transformação na sua vida.
          “Você quer ser curado?”. Jesus também enfatizou essa pergunta por outra razão.
         Uma exortação pra nós: Abra mão de toda e qualquer receita imposta quanto à maneira de se relacionar com Deus e ser salvo.
         A pergunta não é: “Você quer ser colocado no tanque?”, mas: “Quer ser curado?”. A pergunta não é: “Quer tomar esse remédio? Quer que eu faça isso ou aquilo com você?”, mas, “Quer ser curado?”. Você chegou ao ponto em que está disposto a ser salvo da maneira determinada por Deus?
         Salvação é pela graça – relacionamento com Deus é pela obediência. E obediência vem pela oração e leitura da Palavra.
         Será que você sabe o que quer? Agimos muitas vezes como crianças tolas com suas fantasias e vontades. O plano da salvação é simples (crer e viver!)
        
Charles Spurgeon disse uma vez: Certa vez apresentei o caminho da salvação diante de uma amiga, faz algum tempo, ela se voltou para mim e disse: “Oh, senhor, ore mesmo por mim!”. “Não”, respondi, “não orarei por você”. “Mas”, disse ela, “como pode dizer isso?”. Respondi: “Coloquei diante de você Cristo crucificado, e peço que creia nele. Se não quiser crer nele, estará perdida; e não orarei a Deus para preparar algum caminho diferente de salvação para você. Merecerá perder-se se não quiser crer em Cristo”. Coloquei a questão exatamente assim diante dela, e quando disse, em seguida: “Oh, entendo agora! Estou olhando para Cristo, e confiando nele”, falei: “Agora vou orar por você; agora podemos orar juntos, e cantar juntos, se necessário for”. Mas, caros amigos, não estabeleçam seu conceito de como devem ser convertidos: é possível achar duas pessoas que se converteram da mesma forma? Deus não faz convertidos da mesma maneira que os homens fazem peças de maquinas — todas idênticas. Não, nada disso; em cada caso há a criação de um novo homem vivente, e cada homem, é um pouco diferente; não procurem uniformidade na obra da regeneração”.

Jesus pergunta “Você quer ser curado?” Venha! Você deseja o perdão dos pecados? Anseia por um novo coração e um espírito renovado? Se for assim, largue mão de disputar a maneira de ser curado, e faça o que Cristo manda fazer.
         “Você quer ser curado?”. Era como se o Salvador dissesse: “Agora, seja mais sincero que nunca. Sei que é sua vontade ser curado; pois bem: deseje isso nesta noite mais do que você já o desejou antes”.
         Ponha em prática a vontade que tem; coloque-a em evidência. Você está sendo sincero no desejo de ser salvo; seja mais sincero nesta noite. Você deseja achar a Cristo; pois bem, deseje achá-lo mais nesta noite do que já desejou em outro momento da sua vida.
         Você chegou a um ponto importante da sua vida; pode estar à beira da morte: quem sabe? Quantas pessoas morrem repentinamente!
         Foi dessa maneira que o Salvador despertou os desejos do homem à beira do tanque. Primeiro, conhecia-lhe o caso; e, em seguida, despertou seus desejos.

III. Agora, em terceiro lugar, o Salvador ouviu a queixa do homem. Ele disse: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro entra antes de mim”.

Algumas dessas pessoas tinham amigos bondosos, que se revezavam na vigilância de dia e de noite e, no momento em que a água era agitada, pegavam no paciente e o mergulhavam na água. O homem aqui mencionado já perdera todos os amigos; 38 anos de enfermidade esgotaram todos eles; e ele disse: “Não tenho ninguém para me colocar no tanque; como poderei entrar na água?”.
         Assim também existem muitos nessa situação; querem ajuda, mas não tem ninguém que os ajude mais.
         Ficar sem ninguém nessas condições é uma grande perda. Concordo com vocês que é de grande ajuda ter um amigo cristão sincero para levantá-lo acima de uma dificuldade; carregá-lo até a beira da água quando você não pode ir por conta própria, e colocá-lo no tanque.
         Certamente, é uma grande perda ficar sem um amigo ainda  aqueles que são mais chagados que irmão.
         Não existem muitas pessoas que realmente conseguem ajudar outros a vir a Cristo. A maioria lhe ajuda a se afastar de Cristo.
         Alguns que tentam fazê-lo se sentem cultos demais, e outros são demasiadamente duros de coração, não se colocam no lugar dos outros.
Como diz Charles Spurgeon: “Seria necessário treinamento especial na escola da graça se alguém quisesse ter compaixão pelo próximo de tal maneira que possa realmente ajudá-lo”.
         Um ajudador é muito valioso; mas quero dizer que um ajudador talvez não seja tão valioso quanto você imagina. Conheci alguns que tinham bastante ajudadores cristãos enquanto buscavam o Senhor; mas nenhum deles era realmente capaz de ajudá-los.
         Se confiar em ajudadores terrenos, e os considerar essenciais, Deus não abençoará os esforços deles, e você continuará parado no mesmo lugar, e a vida continuará a passar e a entrada do inferno vai ficando mais perto.
         Corremos um risco de atribuir um valor demasiado a um homem em detrimento de Deus. Os homens nada podem fazer por nós, mas Deus é quem nos dá a salvação.
         Ouvir sermão não é o suficiente: “Isso não é conversão”. As pessoas podem viver em uma ilusão de que tem fé sem nunca ter apresentado nenhum fruto dessa fé.
         Precisamos ser conduzidos à salvação por uma motivação genuína, devemos professar uma fé em que há frutos.
         Mas muitos sem nunca possuir vida interior genuína, são exatamente iguais a crianças em andadores, incapazes de andar sozinhas, acumulam-se nos bancos das igrejas como ovelhas gordas esperando o tempo m que as águas sejam agitadas e alguém para carregá-las para dentro do tanque para serem curadas.
         Deus nos livre da religião que depende de outras pessoas! Cuidado com a religião do alpendre, que se apóia em outra pessoa; quando remove-se o apoio, o telhado cai.
         As pessoas podem faltar conosco, e quando isso ocorre, o que acontece? onde fica sua religião?
         Não tenha uma religião, tenha um estilo de vida cristão genuíno que tem Cristo como o seu cabeça.

         Agora, meus irmãos, chegamos ao ponto onde todos nós precisamos estar diante de Jesus, e, não precisamos de “ninguém” para tomarmos uma decisão. Não precisamos de tanques e nem de anjos; precisamos do Senhor Jesus.
         Não é necessário que alguém os coloque no tanque. Podemos falar com Jesus pessoalmente; podemos solicitar a Sua misericórdia; confessar nosso pecado e receber o seu perdão.
         Não precisamos de nenhum mediador humano, pois o Mediador estabelecido por Deus é Jesus Cristo.
         Podemos chegar a Jesus como estamos, e ele nos transformará.
         Somente ele pode lidar com o seu caso. É só colocar nas mãos dele; pois Ele é poderoso para salvar totalmente os que se chegam a Deus por meio dele.
         IV. Ultimo ponto. O Salvador atendeu inteiramente ao caso do homem enfermo
        
         Esse homem não podia fazer movimentos senão com grande dor e esforço.
         Para disputar a cura ele teria de se arrastar até a beira da água; e entrar primeiro, mas com Jesus não tem necessidade de fazê-lo, sequer ele precisou se movimentar um centímetro.
         O poder para curar o homem estava em Cristo, presente ali, comissionado por Deus para salvar pecadores, e para ajudar os desamparados.
         O poder que salva, não está no homem salvo, mas no Cristo salvador.
         A salvação é o dom gratuito de Deus, por meio de Jesus Cristo, e sua obra é sobrenatural, realizada pelo próprio Senhor; e ele tem poder para fazer isso, por mais fraco — pior e por mais morto no pecado que você esteja.
         Cristo atendeu à necessidade desse homem. E Ele atende ao seu caso também, pois pode fazer a favor de você todo o necessário.
         Além disso, o Senhor pode fazer mais a seu favor do que você pode pedir-lhe.

         Encerro com a seguinte observação. Na obediência, o poder foi concedido. O homem não parou para discutir com Jesus, e dizer: “Levantar-me? Ficou doido?
         Daria a impressão de que Jesus estava brincando com ele? Estou deitado aqui 38 anos, e você me diz: ‘Levante-se’. Acha que não houve um minuto, nesses 38 anos, em que eu alegremente teria me levantado se pudesse?
         Assim, o homem poderia ter debatido a questão até o fim, e teria sido um argumento muito lógico, e o Salvador seria culpado de ter falado palavras vãs.
         Mas em vez de o paralítico questionar Jesus, ele quis se levantar; e ele desejava se levantar, fez o movimento para se levantar, e se levantou.
         Ele descobriu que as juntas dos pés e pernas podiam se movimentar, saiu andando diretamente, com a esteira nos ombros; e o milagre ficou completo.
         Imaginem a felicidade desse homem, ele foi curado sem precisar entrar no tanque.

Obs. Este sermão foi baseado nos escritos de C. H. Spurgeon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.