sábado, 9 de outubro de 2010

O PORQUÊ DAS TRIBULAÇÕES

Bíblia, em Tiago 1. 2-8 relata Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em seus caminhos.


DEUS diz que devemos  nos regozijarmos quando  enfrentamos qualquer  provação  na nossa vida, pois as provações servem para o crescimento espiritual de cada um de nós. (Notem no vers. 3 diz: provação da vossa fé)

DEUS permite que passemos por provações para nós reagirmos  diante dessa provação, exercitando a fé e assim nunca  fraquejarmos. Pois uma vez que a nossa fé é confirmada ela produzirá perseverança.

A fé é um Dom de Deus, mas a aplicação da fé, a execução da fé, é de responsabilidade nossa. Ou seja, Deus me dá fé, mas quem exerce ela sou eu.

Cada vez que somos provados e exercemos a fé que Deus nos dá, somos aprovados e crescemos espiritualmente.

Isso  porque existem pessoas  que  ainda  não  atingiram  um nível de maturidade forte o bastante, ou seja, não estão exercendo a fé que receberam de Deus  e  ficam  desanimadas  quando enfrentam vários tipos de  problemas na vida.

São pessoas que quando são provadas são reprovadas, e continuam sendo provadas nas mesmas coisas sucessivamente.

Provérbios 24.10 “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”.

Por maior que seja a dificuldade nunca devemos mostrar que estamos fracos, desanimados, mas, antes devemos sempre mostrar fé e animo.

Esse deve ser o comportamento de um cristão. Não importa o que esteja acontecendo em sua vida, ele sempre se mostra forte, pois sabe que Deus está no controle de tudo.

Esse é um ensinamento que tiramos deste texto: Que Deus prova a nossa fé para nos fortalecer, e a confirmação dessa fé gera em nós perseverança.

Vers. 4 diz: Ora, a perseverança deve ter ação completa.

O texto diz isso porque tem pessoas que começam firmes, animados – mas com o tempo vão fraquejando, vão desanimando e lhes falta a paciência.
Esse é outro ensinamento que vemos no texto: Cada um de nós deve ter paciência diante de qualquer situação.

A falta de paciência faz com que as pessoas cometam pecado e acabam se perdendo, porque não tiveram paciência.

Achar que Deus está demorando muito para fazer aquele deserto passar é faltar com a fé.

Faltando fé, não há aprovação, sem aprovação não é gerado no coração a perseverança.

Ou seja, diante de uma provação, você pode exercer fé, e conseguir perseverar, mas se a perseverança não for completa, a sua fé não será confirmada.

Sem a confirmação, você se torna imperfeito, corrupto e deficiente.

Não podemos desanimar quando estivermos passando na prova.

Em Romamos 4. 18 – 22 “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça”.


Vejam que exemplo de fé e perseverança – paciência e convicção de quem Deus é e de que Deus é fiel para cumprir as Suas promessas.

Isso está em falta no meio cristão. Perseverança, paciência e fé.

Outras pessoas é a falta de sabedoria para lidar com cada provação.

Existem pessoas que não sabem agir diante de cada situação e a falta de sabedoria gera nas pessoas duvida.

Não conseguem crer que Deus está no controle e acabam tentando resolver por seus próprios meios.  E a duvida é como uma declaração da falta de confiança em DEUS.

Há pessoas que têm tudo para ser abençoadas, mas a duvida que ainda está no seu coração faz essa pessoa perder a benção.

Devemos nos lembrar que a tempestade não dura para sempre, sempre depois de uma grande tempestade vem à calmaria.

No mundo em que estamos vivendo hoje, a fé é algo raro nas vidas das pessoas. A Globalização, a Tecnologia, a Ciência e os falsos ensinos sobre Deus estão proporcionando a humanidade o imediatismo.

As pessoas estão precisando ver para crer, e dessa forma não é possível se manter um relacionamento com Deus.

Até aqui vemos que existem provação que Deus nos dá para fortalecer a nossa fé e gerar em nós perseverança.

Temos o exemplo de Jó que passou uma grande provação permitida por DEUS.

A Bíblia diz que Jó era um homem sincero, reto, temente a DEUS e que se desviava do mal. Jó 1- 1.

Depois lemos em Jó que ele reconheceu que conhecia a Deus apenas de ouvir falar, mas agora ele andava com Deus.

O Apostolo Paulo também nos fala em Romanos 8-35 ao 37 diz “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.  Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

NADA, absolutamente NADA pode nos separar do nosso DEUS, por maior tribulação que nós estejamos a passar, DEUS não nos deixa passar provas além das nossas forças.

I Co 10. 13- “...Deus é fiel e não deixará que sejais tentados além das vossas forças...”

(Não há noite escura que não seja seguida de uma manhã de dia claro)
(As provas vêem para revelar a nós mesmos se vivemos na palavra ou não)

Até agora temos falado das provas que DEUS permite para edificação da mesma vida.

Agora iremos  falar  da prova  que as  próprias pessoas provocam, pela desobediência á palavra de DEUS.


No  velho  testamento fala acerca  de um povo que era rebelde, um povo que via o poder de DEUS, e  não  dava  importância.

Um povo  que  foi tirado  da  terra  do  Egito, da escravidão e não davam glórias a DEUS, mas, estavam interessados somente nas promessas de DEUS, no que DEUS poderia fazer por eles, mas eles não tinham no coração o fazer a vontade de DEUS.

Em Deuteronômio 8.2 – “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos”.

Ou seja, DEUS provou o povo que havia tirado do Egito, Ele lhes sustentou com todas as benções, tirou eles da escravidão e ainda o povo foi desobediente á sua palavra, por esse motivo o povo que saiu do Egito não herdou a terra prometida.

A desobediência é uma porta aberta para o diabo  poder entrar na vida de uma pessoa.

E o que é isso? É a própria provação que a pessoa provoca.

Ela desobedece á palavra de DEUS e quando vêm tribulações ela diz:

(DEUS não me ouve, DEUS não me atende, porque será que eu estou a passar por isto na minha vida).

Estas e outras questões vêm em seu coração porque existe uma falta de obediência á palavra de DEUS, e quanto mais a pessoa tentar resistir á palavra de DEUS mais vai ser difícil dela vencer o mal, e o que é isso?

É  a provação provocada pela desobediência á palavra de DEUS.

Deus pode lhe dar a prova para fortalecê-lo mais.
Mas também você pode provocar a provação, quando desobedece a Palavra.

Lembre-se, existem dois tipos de desertos:
O deserto para o crescimento espiritual.
E o deserto provocado pela própria pessoa, que o levará a morte.

O fracasso do povo de Israel em não ter entrado em Canaã, torna-se uma advertência para todos nós, pois o povo de Israel não herdou a terra prometida por causa de sua desobediência, e nos dias de hoje nós podemos falhar a entrada da terra prometida (vida eterna) devido também a desobediência.

Tem pessoas que pensam:

Que no dia do juízo DEUS vai perdoar?

Que DEUS vai ter misericórdia de todos naquele dia?

Pessoas pensam que DEUS vai perdoar o seu pecado, que vai continuar a fazer as suas concupiscências e ainda vai desfrutar da vida eterna?

Em Hebreus 4-1-2 – “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, sucederá parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram”.

Enquanto algumas pessoas que foram fieis a DEUS, colocaram no coração de obedecer á palavra de DEUS, outras só quiseram saber de fazer as suas próprias vontades.

E qual é o resultado para essas pessoas que não deram atenção a DEUS? (O inferno).

Elas ouviram o mesmo evangelho, mas não tiveram fé e se perderam.

Note que o próprio Senhor JESUS disse em:
Mateus 25.31 ao 34 – “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.


 O nosso Senhor JESUS disse nestes versos que o cabrito, (a pessoa rebelde, desobediente) essa pessoa ele vai apartar das ovelhas, e quem é o cabrito?

É aquela pessoa  que não ouve a voz do seu pastor (JESUS), não se importa com a sua palavra.

O que acontece a quem não ouve a voz de DEUS? Está reservado o inferno.

Mateus 25. 41- “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

Nós lemos aqui que o inferno não está preparado para os que exercem fé e amam a Deus e sim para o inimigo e aquele que é rebelde e desobediente.

Não está preparado para quem serve a DEUS e sim para as forças das trevas, se você ainda tem andado no pecado deixe o pecado.

Confesse agora mesmo o Senhor Jesus como único Senhor e Salvador de sua vida para que você possa viver eternos dias.

Se você já é uma pessoa madura espiritualmente e que anda na presença de Deus obedecendo a Sua Palavra, continue.

Que Deus nos abençoe em nome de Jesus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.