segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fé e Obras – Unidas geram Vida, Separadas produzem Morte.

Tiago 2. 24 e 26
Quando estudamos um pouco o cap. 01 de Tiago, no deparamos com uma igreja perseguida, uma igreja que estava passando por várias provações. Uma igreja de pessoas reconhecidamente cristãs e que estavam com falta de sabedoria para compreender o que estavam passando na realidade.
Tiago exorta este povo a fugir do pecado da cobiça, pois uma das situações difíceis que eles estavam enfrentando era à necessidade financeira.
Imaginem um povo que estava fugindo da perseguição, indo para terras estranhas, onde se falavam idiomas que eles não conheciam, tendo que se sustentar, e isso tudo por causa da Fé que professavam em Cristo.
A Fé é o principal meio de relacionamento do homem com Deus, sem Fé, é impossível nos relacionarmos com o Senhor, é impossível recebermos a salvação, é impossível recebermos os benefícios do sacrifício de Jesus Cristo por nós se não tivermos Fé.
A Fé é o que temos de mais importante, pois sem fé não há justificação, sem fé não há relacionamento, sem fé não há salvação. Não é que a Fé produza salvação, justificação e relacionamento com Deus, mas a Fé possibilita receber, possibilita ser participante dessas coisas.
Mas Tiago diz aqui que uma fé sem obras, é morta, não serve pra nada, para sermos mais diretos, fé sem obras é o mesmo que não ter fé.
Por isso é muito importante que tenhamos Fé, e o único modo de evidenciar a Fé é apresentando as Obras provenientes da Fé.
Precisamos unir Fé com Obras, e isso gerará vida em nós, mas se for apenas Obras, ou apenas Fé (no caso é o mesmo de não ter Fé), produzirá morte e Morte Eterna.
Por isso, para uma melhor compreensão do que é ter uma Fé que gera vida, vamos resumir esse capítulo dois em três pontos.

1º Ponto: A Fé que gera vida não valoriza o exterior, mas o interior do seu próximo.
Cap. 02:01 diz: “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da Glória, em acepção de pessoas.
Certamente o apostolo Tiago tomou conhecimento desses acontecimentos, e sabia que um dos motivos que o povo da dispersão estava passando por provações, era porque estavam fazendo Acepção de pessoas dentro da igreja.
Tiago está aqui mostrando aos irmãos que o simples fato de tratar uma pessoa diferente da outra só por causa da condição financeira é uma atitude de descumprimento dos mandamentos do Senhor que se encontram lá em Êxodo 20.
Sendo por tanto, a acepção de pessoas um pecado que fere o mandamento de amar o próximo!
E isso é uma atitude muito comum nas igrejas hoje! A posição social e a aparência física é que conta, e não o interior.
Vejamos nos versículos 8 a 11 (LER)
Tiago faz aqui uma aplicação do mandamento, para que o povo pudesse compreender a falha que estavam tendo.
Veja que a acepção de pessoas é algo que muitas vezes praticamos, mas não percebemos que é acepção de pessoas, e muito menos temos consciência de que é um pecado, e que é um pecado de transgressão dos Dez Mandamentos.
Ou seja, não adianta observar 9 mandamentos e tropeçar em um, se torna transgressor de todos.
E o que é acepção de pessoas?
É a atitude de tratar pessoas com diferença por causa de aparência (beleza física ou vestimenta), raça ou condição social.
Às vezes o irmão humilde e simples é esquecido nos bancos da igreja, mas o político, o empresário, o rico é adulado pelo pastor e por outros da igreja.
A tendência do homem é tratar melhor aquele que pode lhe oferecer alguma coisa, aquele que pode oferecer algo de vantajoso pra ele.
Mas esquecemos que isso é pecado. Em certas igrejas se reservam cadeiras para políticos e para pessoas importantes.
Justamente o que Tiago fala nos versículos 2 a 4, de pessoas que são recebidas de forma diferente das outras devido ao seu exterior.
A Fé verdadeira não faz acepção de pessoas! O cristão que possui uma Fé viva, ele entende o que Cristo fez por ele, e sabe que ele não era ninguém, e sim um pobre, nu, miserável perante Deus, e mesmo assim, Deus se fez homem e habitou entre nós e padeceu por nossa causa.
A frase do versículo 01 no grego original pode ser traduzida como: “Não tenhais fé em nosso Senhor Jesus Cristo, a glória”. Isso porque Jesus é identificado com a glória de Deus, podemos então chamá-lo de Emanuel “Deus conosco”, Deus habitando com o homem.
Ou seja, se Deus, sendo Deus habitou com o pecador, se fez carne por nós, e morreu em uma cruz por nós pecadores, seus inimigos, como nós podemos fazer separação entre pessoas e pessoas?
Agora! Não fazer acepção de pessoas é ter consideração com todos.
E onde entra as obras aqui? O que eu devo fazer?
Uma Fé viva olha para todas as pessoas de dentro pra fora, e entende que elas são importantes pra Deus tanto quanto você é, e que é necessário dar atenção, conselho e ajuda todas as vezes que for necessário.
Ou seja, é preciso ter fé para investir na vida de pessoas que não tem nada pra te oferecer no que se refere ao material. Mas entende que será abençoado por Deus ao cumprir o mandamento de amar ao próximo.
Eu faço isso não para aliviar minha consciência, mas porque creio ser um mandamento do meu Deus – E como eu creio (Fé) em Suas promessas, eu olho para o meu próximo e vejo-o como alvo da mesma graça e misericórdia de Deus que eu.
Isso é uma Fé que gera vida e que não valoriza o exterior, mas o interior do seu próximo. (A nossa diferença está apenas na diversidade de aparência, mas por dentro, Deus usou a mesma forma)


2º Ponto: Uma Fé que gera vida é evidenciada pelo que faz e não pelo que fala.
Vers. 14 “Meus irmãos, qual o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?”.
Este texto de maneira alguma entra em contradição com qualquer texto da Palavra de Deus.
Os demais textos da Bíblia falam de salvação pela fé, justificação pela fé, e o que o apóstolo Tiago está dizendo é que devemos evidenciar a Fé que professamos ter, e o único modo de evidenciá-la é através das obras que praticamos de conformidade com a Palavra de Deus.
Vamos ver dois desses textos:
Romanos 3:28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
Gálatas 2:16 Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
Veja que as obras que Paulo se refere aqui nestes textos que não justificam são as obras da Lei – ou seja, o viver pela lei.
A Lei no Antigo Testamento era dividida em três níveis:
A Lei Cerimonial – Ordenanças que tinham como finalidade orientar, disciplinar e dirigir a vida religiosa do povo de Deus.
A Lei Civil – Ordenanças quanto a disciplina e correção da vida do povo
A Lei Moral – Que revela a natureza e a vontade de Deus, bem como o dever de cada ser humano para com o Seu Deus, o Seu Senhor.
Tanto a Lei Civil quando a Lei cerimonial foram suprimidas pelo Novo Testamento – Onde está isso pastor? No resumo da Lei que Cristo fez em (Mt 19.16-22; 22.34-40). Ali ele colocou dentro da Lei Moral a lei cerimonial e a lei civil, e disse que ambas dependiam da lei moral.
Então, as obras que não justificam que Paulo fala tanto, são as obras farisaicas que eram impostas para o povo viver, mas não se preocupavam nem um pouco com a moral do povo e com a vontade de Deus.

Vamos voltar para o texto de Tiago.
Tiago dá exemplos de obras nos versículos 15 ao 17. (vamos Ler)
Aqui Tiago não está dizendo para sair distribuindo roupas e comida para as pessoas. Ele usou um exemplo dentro da necessidade dos irmãos da dispersão.
Mas para nós qual a aplicação que podemos tirar desse texto? Qual o tipo de obra que devemos praticar? O que o apóstolo estava querendo dizer com Isso?
Vamos então entender melhor esses textos:
Dos versos 14 ao 17 o apóstolo está introduzindo um ponto crucial para a relação Fé e Obras. O que o apóstolo estava querendo perguntar é: “Que tipo de Fé vocês possuem? Porque uma fé sem obras não pode salvar.
A Fé que não produz nenhuma ação não é uma Fé salvadora. O Novo Testamento não fala de uma justificação apenas pelo professar da Fé, mas através de uma possessão de uma Fé verdadeira.
Não há justificação apenas no falar que tem Fé, mas na ação da Fé.
Quando o apóstolo diz que a FÉ por si só está morta, no verso 17, é porque a justificação é baseada nos méritos de Cristo, e não nos nossos próprios méritos, e por isso as obras que devo praticar são aquelas que Jesus nos mandou praticar.
E todas elas estão contidas na Palavra de Deus, requer leitura, instrução e obediência.
A palavra “somente” “na frase justificação pela Fé somente”. Que Paulo usa, não significa que a Fé exista solitariamente sem qualquer apresentação de fruto de obediência, mas de uma Fé viva, que reage às ordenanças de seu Senhor.
A frase que fala de uma Fé morta, não se refere ao fato da Fé de alguém estando viva vier a morrer, mas que a Fé dessa pessoa nunca teve vida verdadeira.
Martinho Lutero insistiu que uma Fé salvadora é uma Fé viva!
Uma Fé morta não pode vivificar a ninguém, portanto não pode salvar a ninguém.
Por isso uma Fé que gera vida é evidenciada pelo que faz e não pelo que fala.

3º Ponto: Uma Fé que gera vida está embasada em obras de obediência.
Vers. 18 “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha Fé.”
Para entendermos melhor essa afirmação do apostolo, vamos ver o que Paulo fala em Efésio 2.8-10.
Ef. 2.8-10 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”
Quais são essas obras que o apostolo diz estar apresentando aqui? São aquelas que Deus ordenou que ele fizesse. Aqui não está falando de caridade.
Caridade é coisa do diabo! Pois a caridade engana muitas pessoas dizendo que são boazinhas e que ajudam os outros, e a consciência delas é negociada pelas obras que faz. Isso é obra sem fé! Gera morte do mesmo jeito!
As obras que devemos praticar são aquelas que Deus as preparou de antemão para que andássemos nela. Elas já estão preparadas antes de nós para nós.
Por isso quando não tenho obras, não tenho Fé, e a isso chamamos de uma Fé morta. Isso porque não há obediência para com a Palavra de Deus!
Paulo em Atos 26.20 fala sobre obras dignas de arrependimento.
Atos 26. 20 “mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento”.
Ou seja, a Fé verdadeira está pautada na atitude, na obediência a Palavra de Deus.

Ela não está pautada no:
Apenas falar que tem fé / Falar que é homem de Deus / Falar que é cristão Falar que ama a Jesus / Falar que sua vida mudou.
Devemos mostrar esse amor, mostrar essa mudança, mostrar que somos homens e mulheres de Deus, mostrar que somos Cristãos com o nosso testemunho de Cristão.
Veja a explicação que Tiago faz nos vers. 19 ao 22. (ler)
Aqui Tiago aplica a Fé usando um exemplo de obra que necessitou de fé para ser realizada.
No caso de Abraão oferecer Isaque no altar de Deus como sacrifício através de uma ordenança de Deus.
Abraão creu (Fé) que era vontade de Deus e levou o menino e foi até o monte e o colocou no altar e estendeu a mão para sacrificá-lo (obra). Ele praticou a vontade de Deus. (A vontade de Deus são as obras que Tiago fala para o povo da dispersão fazer).
E é a vontade de Deus que nós aqui também devemos fazer, obedecer a Palavra, a Lei moral “Amará o Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua força e ao teu próximo como a ti mesmo”.
Sem isso, não há salvação – não há Fé – não há justificação – apenas condenação.
Por isso uma Fé que gera vida está embasada em obras de obediência.

Concluindo
Nós vimos que:
Uma Fé que gera vida não valoriza o exterior, mas o interior do seu próximo.
Uma Fé que gera vida é evidenciada pelo que faz e não pelo que fala.
Uma Fé que gera vida está embasada em obras de obediência.

Foi o que Paulo evidenciou:
2 Timóteo 4:7 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.
Obras preparadas de antemão para Paulo (Combate - ação e completei a carreira - missão) guardei a Fé. Só se guarda o que se tem, e se Paulo tinha então era uma fé viva.

E dois textos de Hebreus:
Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”.
Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Sem Fé não agradamos a Deus, sem praticar o que Deus nos manda, não agradamos a Deus é a mesma coisa.

Essa é a mensagem que o Apostolo Tiago estava passando para os irmãos da dispersão. E essa mensagem se aplica perfeitamente a Igreja de hoje, ou seja, nós.

2 comentários:

  1. Com certeza a fé e boas obras têm de caminhar de mãos dadas. Tem de ser inseparáveis na prática cristã. Afinal Está Escrito em 1 Coríntios 13:13 que maior do que a fé a o AMOR, e o amor não vale nada sem as boas obras por amor ao semelhante.

    Acaso Jesus não foi quem mais praticou as boas obras?

    Curou, consolou, ressuscitou mortos, limpou leprosos, lavou os pés de seus amigos, ensinou, deu-nos exemplos de vida e sua maior obra foi a de dar a vida por seus amigos que somos nós outros.

    Quando Jesus resumiu as 10 leis na lei do AMOR (resumir não é excluir), na sua sabedoria estava glorificando o amor de servidão aos semelhantes (boas obras).
    Além disso, Jesus revelou-nos cristalinamente o caminho da SALVAÇÃO PELAS BOAS OBRAS E A CONDENAÇÃO PELA FALTA DELAS Mateus 25:31 a 44.

    Na Parábola do Rico e Lázaro, Jesus mostrou a condenação pela falta de obras. Da mesma forma, mostrou ao Jovem Rico (Marcos 10:17) que a salvação tem duas condições sinequanon: A Obediência a Deus na guarda de seus mandamentos e a prática das boas obras de caridade aos semelhantes, principalmente aos mais necessitados.

    Para finalizar, pela Parábola do Samaritano, Jesus nos revela que mais vale uma boa obra de caridade a um necessitado que orar por mil horas sob o teto de um templo, pois no templo a corrente é favorável, mas o verdadeiro cristianismo se revela LA FORA, no nosso dia a dia. Assim fez o Samaritano: no seu dia a dia, condoeu-se de um ferido grave, em meio às pedras, longe do povoado. Sem titubear, colocou o ferido em sua montaria, levou até um curador, pagou as despesas médicas e ainda se prontificou a pagar mais, se preciso.
    Mas os dois personagens da Parábola preferiam fazer vistas grossas quanto ao homem ferido na desculpa esfarrapada que teriam de comparecer ao templo. Infelizmente ainda hoje existem muitos desses falsos religiosos do Senhor! Senhor!.e só isso....
    www.segundoasescrituras.com.br Na página 2 deste site, há 7 arquivos que se completam entre si:
    119 – O Tratado sobre as leis de Deus
    146 Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 Absolutamente nada funciona sem leis
    151 O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 - As sete verdades sobre o sétimo dia

    Declaro que esse arquivo está licenciado automaticamente para publicações diversas, desde que todo o texto não seja alterado.
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br ou netsimoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a fé e boas obras têm de caminhar de mãos dadas. Tem de ser inseparáveis na prática cristã. Afinal Está Escrito em 1 Coríntios 13:13 que maior do que a fé a o AMOR, e o amor não vale nada sem as boas obras por amor ao semelhante.

    Acaso Jesus não foi quem mais praticou as boas obras?

    Curou, consolou, ressuscitou mortos, limpou leprosos, lavou os pés de seus amigos, ensinou, deu-nos exemplos de vida e sua maior obra foi a de dar a vida por seus amigos que somos nós outros.

    Quando Jesus resumiu as 10 leis na lei do AMOR (resumir não é excluir), na sua sabedoria estava glorificando o amor de servidão aos semelhantes (boas obras).
    Além disso, Jesus revelou-nos cristalinamente o caminho da SALVAÇÃO PELAS BOAS OBRAS E A CONDENAÇÃO PELA FALTA DELAS Mateus 25:31 a 44.

    Na Parábola do Rico e Lázaro, Jesus mostrou a condenação pela falta de obras. Da mesma forma, mostrou ao Jovem Rico (Marcos 10:17) que a salvação tem duas condições sinequanon: A Obediência a Deus na guarda de seus mandamentos e a prática das boas obras de caridade aos semelhantes, principalmente aos mais necessitados.

    Para finalizar, pela Parábola do Samaritano, Jesus nos revela que mais vale uma boa obra de caridade a um necessitado que orar por mil horas sob o teto de um templo, pois no templo a corrente é favorável, mas o verdadeiro cristianismo se revela LA FORA, no nosso dia a dia. Assim fez o Samaritano: no seu dia a dia, condoeu-se de um ferido grave, em meio às pedras, longe do povoado. Sem titubear, colocou o ferido em sua montaria, levou até um curador, pagou as despesas médicas e ainda se prontificou a pagar mais, se preciso.
    Mas os dois personagens da Parábola preferiam fazer vistas grossas quanto ao homem ferido na desculpa esfarrapada que teriam de comparecer ao templo. Infelizmente ainda hoje existem muitos desses falsos religiosos do Senhor! Senhor!.e só isso....
    www.segundoasescrituras.com.br Na página 2 deste site, há 7 arquivos que se completam entre si:
    119 – O Tratado sobre as leis de Deus
    146 Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 Absolutamente nada funciona sem leis
    151 O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 - As sete verdades sobre o sétimo dia

    Declaro que esse arquivo está licenciado automaticamente para publicações diversas, desde que todo o texto não seja alterado.
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br ou netsimoes@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.