segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pacificar - Um dos quesitos para ser um filho de Deus.

Mt. 5:9 “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.

Por diversas vezes lemos um texto, e a cada vez que lemos, ele tem uma aplicação diferente em nossas vidas. Quando li este texto percebi algo que eu já sabia, mas que precisava ouvir novamente.

Sabemos que os filhos de Deus são aqueles que guardam os mandamentos do Senhor. E dentro os muitos mandamentos do Senhor, nós temos o amar ao próximo como a nós mesmos.

Neste texto há uma benção impetrada sobre todos aqueles que, tendo recebido para si mesmos a reconciliação com Deus por meio da mensagem da cruz, agora procuram, por meio desta mesma mensagem, ser instrumento para comunicar esta mesma reconciliação a outros.

E isso é por meio da Palavra e do exemplo. Deus nos chama a sermos Pacificadores.

Um pacificador é uma pessoa que ama ao Senhor, ama aos outros, e ama até mesmo seus inimigos. Ele é um promovedor da Paz entre os homens.

Em um mundo em que a Paz é rompida, esta bem aventurança revela que o Cristianismo é uma força relevante, vital e dinâmica para o mundo.

Abrir um parêntese (E AQUELE TEXTO QUE DIZ QUE CRISTO NÃO VEIO TRAZER PAZ E SIM A ESPADA)

Este texto não tem nada a ver com esta passagem, e não está se contradizendo. Cristo não veio trazer paz entre o homem e o pecado, ele veio para trazer a espada, ou seja, separação dos lados.

Vamos entender que a espada é necessária para separar o santo do profano, mas que a paz entre os homens é uma ordenança de Deus.

Voltemos ao texto:

Como estava dizendo, em um mundo onde a Paz é rompida constantemente, o Cristianismo é uma força relevante, vital e dinâmica.

A Igreja constantemente caluniada, deve obedecer aos mandamentos do Senhor e pregar o perdão, o amor, a justiça, a misericórdia e a graça do Senhor à todas as pessoas da Terra.

A Igreja é o salva-vidas do mundo Gn 18. 26 “Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles”. Gn 18. 28-33

Veja que responsabilidade nós temos nas mãos – Ser promotores da Paz ente os homens.

Sodoma foi destruída porque ali não haviam justos o bastante.

Quando a Igreja faz a parte dela, vidas são transformadas, pessoas são mudadas. Nações e Gerações são salvas do fogo do inferno.

Um Pacificador Genuíno é aquele cujo líder é Deus.

I Co 14. 33 “porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos.”

Deus é um guerreiro, um lutador quando se está falando em pecado. Mas um Deus de paz quando se está falando em homens.

Ef 1.15 “Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos.”

Pacificadores são aqueles que aspiram viver em paz com todos os homens.

Rm 12. 17-21 “17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; 19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.

Hb 12.14 “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Um Pacificador modela sua vida em harmonia com o Príncipe da Paz.

Ef. 6.15 “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz”.

Sabe por que disso, é porque a Bíblia fala que o Filho do Homem veio buscar o perdido, veio trazer esperança, veio trazer salvação, santidade, obediência aos mandamentos do Pai.

Este evangelho da Paz é o evangelho do Cristo crucificado. É a pregação do evangelho de Jesus Cristo a todos os homens para que haja salvação aos perdidos.

Quando o homem quer estabelecer a sua justiça, ele não se dispõe a aceitar o evangelho de Jesus.

I Co 1.22-24 “Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; 23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”.

Por isso, a proclamação do evangelho do Senhor provoca uma guerra. Ai é necessário haver uma espada para separar o mal, mas tudo deve ser feito com o intuito de glorificar a Deus.

Você deve estar se perguntando: Que paz é essa que o pastor está falando?

Não estou falando da falsa paz que o mundo prega, que é suportar tudo e agüentar tudo, ser bonzinho e fazer vistas grossas para os erros para que não haja confronto.

Estou falando de promover a paz verdadeira usando os princípios do Senhor para isso.

Ou seja: Em Pv 6. 16-19 “16 Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.

Veja que este texto nos mostra sentimentos diferenciados de Deus com relação ao pecado.

6ª Coisas Deus aborrece - a 7ª Deus abomina.

Justamente a que Deus abomina é “O que semeia contendas entre irmãos”.

Veja que quando combatemos isso, nós propagamos a paz, e estamos sendo Pacificadores.

Quando vemos um irmão falando do outro, levando e trazendo. Comentando, ouvindo e repassando.

Essas atitudes semeiam contendas entre irmãos. E estamos na Igreja louvando, orando, agindo como se nossas vidas estivessem tudo bem.

Nem nos lembramos que estamos sendo abomináveis pra Deus. Aí minhas orações não estão sendo ouvidas. Minha comunhão está quebrada. Que tipo de cristão eu estou sendo?

Se não estou sendo um Pacificador – Não estou sendo filho de Deus.

Outro texto está em Efésios 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”.

Cuidado com suas palavras, pois elas podem não edificar, e aquilo que não edifica, destrói.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe. Torpe é o mesmo que nojento.

Nojento não é só o que é obsceno – Mas é aquilo que destrói a moral, a dignidade e a honestidade do homem.

Palavras torpes não devem sair da nossa boca, e sim, palavras que edificam. Que solidificam um relacionamento, uma amizade, um posicionamento.

E que transmitam graça aos que escutam, e isso conforme a necessidade.

Será que isso tem sido uma realidade em sua vida? Ou você está longe de ser um Pacificador.

Quando não agimos como Pacificadores, somos amaldiçoados pelo Senhor. Pois nos tornamos abomináveis por Ele.

-- Quantas vezes nós, quando estamos no transito, agimos com raiva, amaldiçoamos as pessoas, saímos do espírito e entramos na carne.

-- Quantas vezes, quando ouvimos alguma coisa que não gostamos, agimos com violência verbal. Defendemos uma posição orgulhosa que em 100% das vezes traz uma inimizade entre irmãos, mesmo que seja uma inimizade passageira.

Não conseguimos ser pacificadores por que nossa mente está ocupada por coisas que não deveriam.

Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

O que tem ocupado o seu pensamento? O que é que você tem gastado tempo em pensar?

Quando nossa mente não está conectada á Palavra de Deus, ela se ocupa de coisas terrenas. E uma delas é a guerra baseada em trapos de imundícia.

Quando tenho minha mente ocupada pela Palavra. Ou seja, pela Verdade, por aquilo que é Puro, Respeitável, Justo, Amável, de Boa Fama, que seja para a glória de Deus.

Eu consigo ver o amor de Deus e exercer o amor de Deus para com meu próximo, assim, ser chamada de filho de Deus. Ou seja, um Pacificador.

Por que esse é o papel de Cristo, ELE VEIO TRAZER PAZ ENTRE NÓS E DEUS. E temos que ser portadores dessa paz.

Por que eu digo ao meu irmão A PAZ DO SENHOR JESUS! Porque eu sou portador dessa paz.

Efésios 6:12 “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”.

Meu irmão, meu marido, minha esposa, meu amigo não é meu inimigo – O mal, o pecado, as potestades, os principados, as forças do mal é que são meus inimigos.

Entre meu marido, minha esposa, meu filho, meu irmão e meu amigo deve haver Paz.

Paz é não se levantar contra e ajudar quando for necessário. Não confunda Paz com passar a mão por cima do pecado, ou se fazer de cego para não brigar.

Mas agir em amor, mostrando a verdade, e lutando sempre pela verdade. E assim, alcançar o coração dos perdidos e lhes anunciar o evangelho de Cristo que nos trouxe a Paz.

A Paz com Deus Pai o Criador. É essa a Paz que devemos pregar viver e transmitir aos homens.

Sejamos Pacificadores para sermos filhos de Deus. Ser implantar a Paz, você não pode ser chamado de filho de Deus.

E se não é filho de Deus, então não possui a salvação.

Pacificar está ligado diretamente com Humildade. Humildade não é ser humilhado. Mas humilhar-se.

Vejamos o exemplo de Cristo:

Em Mateus 26 tem a passagem em que Jesus é preso, e Pedro desembainha uma espada para defendê-lo. Ele diz em Mt 26. 53 “Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?”

Veja a força que Cristo tinha a seu dispor, e Ele preferiu se humilhar. Sofrer o dano.

Quantos de nós nesse momento se estivéssemos armados não puxaríamos o revolver, a faca, a espada?

Quantos de nós tomaríamos a decisão que Cristo tomou, tendo nas mãos todas as condições de reverter a situação e humilhar os seus adversários?

Cristo escolheu Pacificar, e foi glorificado. Toda a injustiça que fizeram para com Ele, será cobrada pelo Juiz Supremo. O Deus altíssimo que diz que se formos Pacificadores, seremos chamado de Seus filhos.

Quando somos promotores da verdade pelo exemplo e pela Palavra, somos designados como bem-aventurados. E isso nos leva a sermos reconhecidos como filhos de Deus.

Este título é uma designação de elevada honra e dignidade, isso faz com que sejamos parte da vida de Deus. Somos habilitados a sermos portadores de transformação de vida.

No dia do juízo final, a gloriosa adoção de Deus será publicamente revelada, e seus filhos serão conhecidos como Pacificadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.