segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os Estágios da Tentação

Pv 14.12 “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

Eu queria iniciar a Palavra contando uma história chamada “A Parábola dos Gansos”.

Em uma migração de gansos que, um bando voava já há algumas horas e precisavam descansar. Mordecai, que era o líder do bando seguia à frente observando um bom lugar para pousarem. Mordecai era um ganso já velho, experiente e que sabia o que estava fazendo.

Todos os anos eles voavam para o sul, na primavera para criarem seus filhotes. Mordecai avistou uma ponta de um lago pantanoso, onde havia gansos descansando, era o lugar perfeito para se passar a noite e se alimentar.

Mordecai conduz os gansos em um amplo circulo rodeando a ponta do lago e aproximando-se do campo, ele estava alerta a qualquer sinal de perigo. Embora os gansos mais jovens não percebessem nada, eles estavam seguindo Mordecai.

Lá em baixo no lago, eles ouviam um grasnar fraquinho de gansos repousando. Mas Mordecai ainda assim não se sentia à-vontade para descer.

Mordecai era cauteloso devido a uma experiência terrível que passou. Uma vez o bando de Mordecai estava saindo dos ventos gelados do Canadá quando avistaram um sol brilhante e viram um lago muito bonito e começaram a planar para descer. Estavam quase tocando o solo quando dois caçadores com suas armas emergiram de uma lona branca. Imediatamente Mordecai guinou para a esquerda para subir, suas grandes asas rasgando o ar pesado e lutava para subir o mais alto. O seu primogênito estava bem atrás dele, em formação fechada. Quando Mordecai guinou para a esquerda, seu filho levou todos os tiros que estavam destinados a ele. Mordecai olhou o corpo do filho sem vida caindo e não pode fazer nada por ele.

As armas continuaram a atirar tirando a vida de mais quatro, aquele foi um dia terrível para Mordecai.

Deste dia em diante Mordecai sempre conduz o bando para descer em círculos, e depois de ter certeza de que está tudo bem.

E Mordecai voando em círculos para descer no lago pantanoso, começou a perceber uma inquietação por parte dos mais jovens, e alguns começaram a protestar a demora de Mordecai.

De repente um ganso de apenas dois anos, com magníficas proporções toma a frente de Mordecai e começa uma descida. Logo depois outros três gansos seguem o jovem. E Mordecai emite um som de advertência e descontentamento que foi ignorado pelos jovens.

Quando os gansos desertores se aproximam da água, o capim encharcado parece explodir, rasgando o céu com clarões de tiros. Absalão, o ganso mais de dois anos, recebe uma rajada no peito e cai sem vida. Atrás dele os jovens gansos se espalham em todas as direções, batendo suas asas desesperados em uma tentativa de escapar da chuva mortal dos caçadores.

Jônatas leva um tiro na asa e cambaleia até a margem do lago e tenta se esconder, mas o caçador o viu e um tiro certeiro tirou a vida de Jônatas.

Os caçadores saem de um esconderijo que estava camuflado, coberto de folhas e equipamentos de caça. Os quatro gansos perdem suas vidas enquanto Mordecai, sem poder fazer nada observa lá do alto seus amigos serem mortos.

Ele olha para os outros gansos que continuaram sob sua liderança e seguem caminho buscando um lugar seguro para passar a noite.

------------------------ X-------------------------

Quando eu morava na Amazônia, eu gostava de caçar patos. E nós tínhamos toda uma preparação antes de sairmos definitivamente para caçar.

Montávamos esconderijos feitos com galhos e folhas do local, para os patos não estranharem. Tínhamos um apito que emitia o som de um pato que estava tranqüilo para os patos de verdade descerem. Colocávamos patos de mentira para enganar os de verdade.

E quando eles começavam a descer, quando estava no alcance da arma começávamos a atirar.

Ao menor descuido, ou movimento errado antes da hora, os patos percebiam e fugiam. Por isso eles tinham que ser estudados e tínhamos que saber o que estávamos fazendo para não perder a caça.

Onde eu estou querendo chagar? É que a tentação é uma artimanha usada por satanás para caçar suas presas e se alimentar da carne delas.

O caçador experiente é paciente, e sabe trabalhar em uma caçada. E da mesma forma satanás estuda sua presa inocente antes de atacá-la.

Com uma genialidade e uma inteligência ele constrói esconderijos e armadilhas para pegar suas presas.

Satanás é o mestre da mentira, é assim que a Escritura o identifica, como o pai da mentira.

Ele é chamado de serpente em Gn 3.1, e saiba: Ele está caçando você!

O apostolo Paulo diz que ele se disfarça em “anjo de luz” (II Cor 11.14). Em Efésios (Ef 6.11), o apostolo nos instrui a revestirmos de toda a armadura de Deus para permanecermos firmes contras as astutas ciladas do diabo.

Quando analisamos esta linguagem bíblica, percebemos que satanás é muito esperto, e nós somos constantemente advertidos contra seus artifícios, truques e intrigas.

Vemos na Bíblia os heróis da fé enfrentando as artimanhas de satanás. E podemos ver alguns caindo como Sansão, Davi. E outros fugindo como José. Em Tg 4.7 diz que podemos resisti-lo, e ele então fugirá de nós.

Quando comecei a refletir sobre tentação, Deus me levou a ler sobre os estágios da Tentação, e são estes estágios que eu quero apresentar a igreja.

Por isso lemos o texto de Provérbios 14. 12, pois há caminho que para o homem parece direito, mas o fim dele é morte.

A Verdade sobre a Tentação

A raiz de quase todo fracasso espiritual é a desobediência nas pequenas coisas. Cada ato de desobediência por menor que seja, reforça o fundamento do fracasso espiritual.

Da mesma forma, cada ato de obediência reforça o fundamento do êxito espiritual. E assim, quando uma tentação avassaladora está para vir, você permanecerá firme, pois você será capaz de obedecer em meio a crise.

Assim, quando crentes caem na tentação, raramente é uma coisa súbita. Antes é o acumulo de uma série de comprometimentos aparentemente inocentes que finalmente resultarão em uma tragédia.

Primeiro estágio: Excesso de Confiança.

Nenhum exemplo é melhor do que o exemplo do apóstolo Pedro quando negou Jesus. Não aconteceu de uma hora para outra.

Pedro passou por um processo antes de chegar a negar a Jesus. E o primeiro deles é o excesso de confiança. Apesar das repetidas advertências de Jesus, Pedro se recusou a considerar a possibilidade de uma queda.

Mc 14. 27-31 – LÊR NA BÍBLIA.

Infelizmente, as ousadas palavras de Pedro, não passaram de palavras. Quando chegou a tentação, ele afundou. Confrontado por uma empregada no pátio da Caifás, negou enfaticamente conhecer Jesus.

Faça uma pergunta para você mesmo: Se satanás quisesse te passar uma rasteira, o que acha que ele faria?

Pense um pouco, e imagine a área que você mais tem segurança de que ele nunca vai conseguir te pegar, pois essa área você está forte.

Pois cuide com ela, pois é aí aonde ele vai mais investir. Pois é quando temos segurança, ou seja, excesso de confiança.

Podemos ser mais vulneráveis naquelas áreas em que pensamos que somos mais fortes. Podemos chamar essas áreas de “Fortalezas desprotegidas”.

Pois são potencialmente seguras, mas não estão protegidas de fato, devido à confiança excessiva. E com uma boa estratégia, se consegue invadir e dominá-la.

O que acontece é que nossos sucessos anteriores nos dão uma falsa segurança de que sempre vamos nos dar bem, pois somos bons e sabemos o que estamos fazendo. Mas o que acontece é que subestimamos o nosso inimigo e caímos trazendo vergonha para o evangelho e dor para nossa vida.

Somos tão confiantes que não submetemos ao Espírito Santo nossas decisões e caminhamos em nossos próprios caminhos, tomando as decisões que mais nos parecem melhor. E muitas vezes dizemos que foi Deus!

1 Coríntios 10:13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Embora Deus tenha prometido uma saída para escapar da tentação, é responsabilidade nossa procurar essa saída tão logo o tentador sussurre suas sugestões enganadoras.

A porta da saída prometida por Deus é larga e fácil de encontrar nos primeiros momentos da tentação, mas, se demorarmos a tomar a decisão de procurá-la, ela se tornará cada vez mais difícil de encontrar.

Ninguém é imune. Sem dúvidas o excesso de confiança desempenha um papel importante nas tragédias que acontecem com os cristãos. Por isso, se formos advertidos por alguém sobre alguma coisa, devemos parar e observar com atenção e buscar conselho.

Segundo Estágio é: Falta de Oração.

Obviamente, o excesso de confiança nos leva a falta de oração tão certamente como o sol depois da noite.

Quando uma pessoa se sente auto-suficiente, a oração lhe parecerá desnecessária. Talvez fale algumas palavras devida a força do hábito, mas não é como quem pede ajuda ou socorro ao Senhor.

Com o passar do tempo, a falta de oração faz com que a sua alma fique estéril. Simplesmente você fica sem dar frutos.

Quando no Getsêmani orava e Pedro e Tiago dormiam, Ele faz uma afirmação que cabe a nós refletirmos nela. “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Com essas palavras Jesus atinge um ponto que não conhecíamos – Ele desnuda os nossos pensamentos e intenções do nosso coração.

Uma parte de nós tem fome de oração; mas a outra parte é rebelde. A maioria de nós gostamos de oração, gostamos de ouvir sobre oração livros sobre oração, mas é quase impossível desenvolvermos uma disciplina de oração intercessória diária.

E quando não oramos com determinação, caímos facilmente em tentação, caímos nas armadilhas do inimigo. Isso se aplica especialmente para alguém que está lutando contra hábitos pecaminosos.

Precisamos neutralizar esta parte em nós que é rebelde, e saber que se ela não for neutralizada, ela sempre te levará para longe de Deus, mas sem que você perceba isso.

A tentação, seja qual for a sua forma, sempre apela ao nosso egoísmo.

No calor da tentação só pensamos em nós mesmos, no calor do momento tomamos decisões do nosso jeito. Satanás sussurra para assumirmos o controle de nossas vidas, e fazemos tudo do nosso jeito.

Naquele momento não importa as conseqüências, nossa carne tem a preferência sobre tudo. E então há a queda!

Jesus nos fala da eternidade. Ele insiste conosco para vigiarmos e orarmos para que não entremos em tentação (Mt 26. 41).

Apenas com oração, podemos colocar este momento da tentação dentro da perspectiva eterna. Somente a oração pode nos capacitar e ver depois da tentação.

Somos livres para escolher pecar, e se temos Jesus, somos também livres para escolher não pecar. Se escolher pecar, haverá conseqüências devastadoras em sua vida.

A oração neutraliza as mentiras tentadoras de satanás, e focaliza nossa atenção novamente em Deus.

A oração volta nossa atenção, tirando ela da tentação e focando-a em Deus. E aí, podemos ver todas as coisas com mais clareza, e podemos encontrar o caminho de saída com mais facilidade.

Imagine como seria a vida de Jesus se ele orasse menos?

O terceiro estágio é: Zelo Mal Orientado.

O zelo humano nos teta a realizar coisas que Deus não nos chamou para realizar.

Voltamos mais uma vez a história de Pedro no Getsêmani: A falta de oração leva o homem a ter um zelo mal orientado.

Quando Judas chegou e beijou a Jesus, deu um passo para o lado e Jesus foi preso pelos guardas. E puxando da espada, Pedro atacou o homem mais próximo dele, e cortou-lhe a orelha (Jo 18. 10).

Com essa atitude ousada, mas precipitada, Pedro entrou no terceiro estágio de sua descida para a negação – o zelo mal orientado.

Às vezes, o crente ama a Jesus. Mas como não tem vida de oração, ele não consegue se disciplinar a orar, e isso o torna hiperativo na obra do Senhor. Na tentativa de compensar sua falta de oração, ele vira ativista.

O zelo mal orientado leva o homem a fazer mais do que Deus o chamou para fazer, tornando a frustração e o fracasso inevitável.

Em II Sm 7. 2-6 – LÊR NA BÍBLIA –

Aqui, infelizmente nem Davi e nem Natã buscaram ao Senhor. Aparentemente não pensaram que fosse necessário. Construir um tempo para a habitação do Senhor parecia uma coisa lógica.

Uma coisa “boa”, mas coisas boas não são necessariamente coisas de Deus. E aí está o grande perigo para o homem e para a mulher de Deus.

O zelo mal orientado tenta-nos a fazer coisas que Deus não nos chamou para fazer. Porém, se formos sensíveis ao Espírito Santo, o Senhor vai corrigir antes de metermos os pés pelas mãos.

Foi o que Ele fez com Davi, antes que ele fizesse a besteira, Deus o advertiu e ele parou a tempo.

Assim, muitas pessoas estão desagradando a Deus pensando que estão agradando, e não sabem.

Isso porque não são sensíveis ao Espírito Santo, porque não oram como deveriam. O zelo que eles têm é mal orientado e descem mais um degrau para cair na tentação.

Vou lhes dar umas dicas para saber se você tem zelo mal orientado:

Você consegue entregar completamente seu desejo ao Senhor?

O que você está fazendo é verdadeiramente plano de Deus ou é apenas sua própria vontade ou ambição?

Você está aguardando que o Senhor abra a porta, ou está impacientemente forçando as coisas para acontecer?

Você tem certeza de que está dentro do tempo divino?

Você está recorrendo a métodos humanos na tentativa de realizar o plano de Deus?

Você está fazendo isso porque Deus o impulsionou para fazê-lo, ou está apenas impulsionado a ter sucesso?

O zelo mal orientado tem algumas conseqüências como, pois o Zelo em si, quando orientado por Deus, é uma benção. Mas quando orientado pela carne é do diabo.

Ele gera: Guerras religiosas – Produz expectativas irreais – desapontamento devastador – Pessoas erradas, fazendo as coisas erradas por motivos errados causam aberrações – Causa esgotamento mental – Uma super valorização do eu e esgotamento de dentro pra fora.

O zelo mal orientado pode motivar um home a curto prazo, mas não pode sustentá-lo por um longo prazo.

Quarto estágio é: O Distanciamento

Voltando a passagem de Pedro. Em Mt 26. 52-58 (LER NA BÍBLIA)

Vemos que todos os discípulos fugiram, mas Pedro o seguia de longe. Será porque que Pedro seguia Jesus de longe? Será que Pedro se desiludiu com Jesus?

Ele pode ter pensado que as coisas não aconteceram da forma que estavam esperando. A atitude de Pedro de atacar Malcon, certamente era de livrar Jesus das mãos dos soldados. E em vez de Jesus fugir, ele repreendeu a Pedro e deixou que os soldados o prendessem.

Pedro o seguia de longe, porque sua fé em Jesus estava em crise. Será que é ou não?

Depois de tantas vezes ele ser avisado por Jesus, admoestado por Jesus. Ele se desiludiu com o evangelho, e no pátio de Caifás ele negou Jesus três vezes.

Ou seja, quando nossos maiores esforços não são recompensados da forma que queremos, nos desanimamos e nos distanciamos. E satanás está só esperando para mandar a tentação.

No estágio do Distanciamento, satanás nos ataca em dois níveis: Duvidar da fidelidade de Deus do caráter de Deus, e nos lembrar de cada fracasso que tivemos, e dos nossos pecados do passado.

Na medida em que vamos nos distanciando, nossos ouvidos vão ficando mais vulneráveis às sugestões de satanás, e então é quando ele coloca calunias em nosso coração contra Deus, a ponto de você continuar dizendo que ama a Deus mas não confia mais Nele.

O que satanás tenta fazer é assassinar o caráter de Deus em nosso coração e nos apontar o passado.

Pedro, ao ver Jesus sendo preso sem se defender, ele pode ter pensado: Será que ele é mesmo o Messias? Eu acho que estou engano. Talvez ele não seja quem ele diz ser.

Ou seja, satanás está atacando a fidelidade de Deus em seu coração, e o próximo passo é tentá-lo.

O distanciamento é uma arma usada pelo inimigo para te esfriar, te colocar longe da presença de Deus, longe do convívio dos irmãos da igreja par que você aceite com facilidade suas sugestões malignas.

A brasa fora do fogo se apaga, ela vai perdendo o calor e logo volta a ser carvão. E qualquer pessoa pode pegá-la e fazer o que quiser com ela, principalmente o diabo. Mas quando ela está no fogo, vermelha pelo calor, ninguém mete a mão senão se queima.

Se você está se distanciando da casa do Pai, volte ao convívio dos seus irmãos, para que satanás não te tente.

Outro estágio é: Comunhão com o Mundo

No distanciamento, você acaba se relacionando com más companhias que levarão você a dizer coisas que não quer dizer, ou defender posições que não são as suas.

Assim como Pedro, no Pátio de Caifás, se juntou para se aquecer no fogo com pessoas estranhas, ter um pouco de companhia, estava com frio e então veio o que ele não esperava: Tu também estavas com Jesus o Galileu? E Ele respondeu – Não sei o que dizes! (Mt 26. 69-75)

Quando uma pessoa procura a companhia do mundo, é uma questão de tempo até que seja tentada a negar seu Salvador.

A pessoa que permanece fiel ao seu compromisso com o Senhor, deve manter o mundo a certa distancia.

Deus criou o homem com uma necessidade inata da companhia dos outros, e satanás coloca os dele para ficar perto de você.

Outro estágio é: Negação

Alguns de nós temos a dificuldade de reconhecer que temos a capacidade incrível de pecar.

A mentira, e a falta de reconhecimento dos erros são passos largos em direção ao fracasso quando vier a tentação. Sem a justiça de Cristo em nós, nós não temos absolutamente nenhuma bondade moral ou espiritual.

Se negarmos a nossa necessidade de Deus, e agirmos como auto-suficientes, se confiarmos em nossos próprios instintos ou nos apoiarmos em nossa própria coragem, FALHAREMOS.

Nossa única esperança é lançar-nos sobre Jesus que é a fonte de nossa força. Sua graça é suficiente, e sua força é aperfeiçoada em nossa fraqueza (II Co 12. 9 Ler na Bíblia).

Jamais abra o seu coração para uma tentação, pois uma vez aberta a porta, é impossível fechá-la. Você cairá nela e se ferirá.

A Negação é a ação da pessoa não aceitar que está em perigo. Não aceitar que poderá se ferir e ferir a outros também. É não reconhecer que é fraco e que pode cair. É negar a possibilidade da queda, ignorando os avisos e tomando suas próprias decisões com base em seus instintos.

Depois que você desenvolve um Excesso de confiança, depois você Diminui a oração, e então começa a compensar a falta de relacionamento com Deus pelo Ativismo, ou zelo mal orientado.

Aí vem a decepção, a desilusão que causa um Distanciamento de Deus e da Igreja. Com o distanciamento, vem a Comunhão com o mundo, onde satanás começa a prepara para você negar o evangelho, negar a Cristo.

Seus irmãos sentem isso e começam a te admoestar, avisar, aconselhar. Orar por você. Mas você Nega tudo, você se sente auto-suficiente e começa a tomar suas próprias decisões.

Nesta ora, você está como os gansos descendo para o lago lindo e gostoso. Mas satanás está lá em baixo e tudo está preparado para te pegar.

Você então não tem como achar o caminho que Deus dá para escapar e acaba morrendo com um tiro bem no peito. Satanás te pega, te mata, te rouba e te destrói.

Se você está nesta faze, ou está passando por ela, ou se encontra em alguns destes estágios. Arrependa-se!

Somos o objeto do amor de Deus. Somos como o filho pródigo que volta a casa do Pai.

O arrependimento é a única forma que existe para você se livrar desses estágios satânicos.

Se você tem um excesso de confiança em você mesmo – Arrependa-se

Se você parou de orar, ou diminuiu a sua oração, e não acredita mais que é tão necessário – Arrependa-se

Se você é ativista, seu zelo leva você a fazer coisas que Deus não mandou você fazer e não tem tempo para seu relacionamento com Deus – Arrependa-se

Se você se decepcionou com Deus, ou com alguma autoridade em sua vida e se afastou de Deus e dos irmãos da igreja – Arrependa-se

Se você está andando na companhia do mundo, está se relacionando com o mundo – Arrependa-se

Se você está negando tudo, e pensa que é auto-suficiente – Arrependa-se.

Pois se não houver arrependimento, satanás está preparando uma armadilha bem grande para você. E quando você menos esperar, ele ira te tentar e você não terá como fugir e sair da tentação.

Pra você que já caiu na tentação, e está precisando de restauração. Lembre-se que Pedro enfrentou algumas escolhas difíceis. Ele poderia continuar no buraco, tragando a culpa, pensando que não tinha utilidade para Deus.

Ou confessar seu pecado e pedir perdão. Não deixe que o orgulho mantenha você no fracasso. Do mesmo modo que o diabo veio para matar roubar e destruir.

A bíblia diz que Jesus Cristo veio para tivéssemos vida, e vida em abundancia.

Não continue no fracasso – saia dele, se o diabo te roubou a vida, Jesus quer devolvê-la a você! Arrependa-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.