quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Afastar-se do Senhor, um perigo mortal para seus filhos

I Rs 19. 1-4.

O relato deste texto ocorreu logo após Elias ter matado 450 profetas de baal no monte Carmelo. I Rs 18 vrs. 20 e vrs. 22 e vrs. 40.

Aqui vemos o poder de Deus agindo através de Elias. Quem de nós teria uma presença de Deus tão forte assim, uma fé tão viva e tão eficaz como a de Elias?

O relato do cap. 18 é fantástico, é uma demonstração de fé fervorosa, uma convicção do favor de Deus muito grande. No entanto, quando lemos o inicio do cap. 19 dos vrs. 1 à 4 é como se uma mudança súbita acontecesse.

Vers. 1 – Vemos Acabe, um rei frouxo e mandado pela mulher, ele estava diante de Elias e nada fez contra o profeta, e ainda seguiu seu conselho. Depois, quando da presença do profeta correu para contar a sua mulher Jezabel.

Vers. 2 – Jezabel que é uma mulher dominadora, maquiavélica e completamente maldosa no sentido de praticar maldades. Ela é uma das representações do diabo no Velho Testamento. Manda um mensageiro a Elias para informá-lo que ela irá matá-lo da mesma forma que ele fez com os seus profetas.

Vers. 3 – “Temendo” aqui foi onde Elias deixou entrar a seta em seu coração. Um homem cujo poder da fé em Seu Deus fez fogo cair do céu no monte Carmelo e depois matou 450 homens, estava agora com medo de uma mulher endemoninhada e fugiu para salvar sua vida.

De Jezreel até Berseba são 100 quilometro. Olha como Elias estava com medo de Jezabel! Andou 100 km para fugir dela.

Vers. 4 – Depois de Berseba, foi a caminho de um dia para o deserto e se assentou debaixo de um Zimbro e “pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”.

Depois da poderosa vitória de Deus sobre os profetas de baal no monte Carmelo, Elias corre para escapar da ameaça de uma única mulher. Aqui foi uma fuga espiritual e física.

Elias estava cansado e abatido, ele estava sozinho agora, sem multidões o aplaudindo e olhando para ele. Os homens tentem a querer viver das coisas que foram realizadas no passado. O que passou, passou.

Muitos homens e mulheres de Deus ainda vivem por uma fé que tiveram ontem, quando na realidade temos que buscar uma renovação da fé todos os dias.

Esta passagem de Elias nos mostra claramente que a busca por Deus, o fortalecimento da nossa fé e a unção dada por Deus deve ser diariamente. Assim como sua misericórdia se renova sobre nós a cada manhã, a nossa fé e relacionamento com Deus deve ser renovado também todos os dias.

Não se vive na fé de ontem, e nem na unção de ontem, e nem nos feitos de Deus de ontem. Os feitos de Deus de ontem devem simplesmente nos mostrar que Ele é o mesmo Deus que pode realizar novamente as maravilhas que realizou no passado.

Elias quando declarou que não era melhor que seus pais e que era para Deus tomar agora a sua alma, porque para ele bastava.

Ele estava dizendo a Deus que entregava os pontos, desistia, sua vontade de lutar havia passado. Ele estava deprimido mentalmente e espiritualmente, estava pronto para desistir.

Elias estava enfrentando cinco tipos de tentação: DEPRESSÃO, DESESPERO, RESIGNAÇÃO, FRACASSO E SENTIMENTO DE INFERIORIDADE.

Estamos acostumados a ouvir que cristão não entra em depressão. Realmente o cristão que busca renovar sua mente todos os dias e desfruta de um relacionamento íntimo e contínuo com Deus não tem como entrar em depressão.

Mas não é o caso que vemos aqui com Elias. Elias não deixou de ser homem limitado e fraco.

A depressão é um buraco que se abre na vida da pessoa tragando tudo a vida que ela tem. A depressão é o sentimento de ausência de Deus.

Aqui eu trouxe uma pesquisa científica que fala da depressão:

Os mais comuns são tristeza, desânimo, insônia, apatia, falta de alegria, de apetite (algumas pessoas tem aumento de sono e de apetite), de desejo sexual, falta de vontade ate mesmo de fazer coisas simples tipo tomar banho, assistir televisão ou ler um jornal. Sensação da falta de sensações. Ou seja, basicamente uma diminuição geral do nível de energia da pessoa.

Nem sempre a depressão significa tristeza, na maioria das vezes o sintoma principal é a queda de energia.

Ocorrem pensamentos pessimistas e repetitivos que não saem da cabeça. A pessoa perde o interesse por coisas que gostava de fazer ou por pessoas com as quais gostava de conviver. Parece que não consegue se concentrar numa leitura ou guardar na memória o que leu.

Às vezes aparecem ataques de ansiedade com sudorese, palpitações e tremor, verdadeiros ataques de pânico, o que não quer dizer que você também tenha a Síndrome do Pânico.

Também podem ocorrer Pensamentos Obsessivos: a pessoa sabe que eles não fazem sentido, mas não consegue tirá-los da cabeça. Por exemplo: conferir portas e janelas, achar que poderia fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas, etc.

Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis. Coisas que antes eram agradáveis se tornam sem graça.

Alguns casos de Depressão se caracterizam por dores vagas e difusas pelo corpo ou na cabeça, com vários exames laboratoriais normais. O intestino pode ficar preso, a boca amarga, a pele envelhecida, os cabelos e as unhas fracos e sem brilho.

Muitas vezes aparecem pensamentos de "dormir e não acordar mais". Algumas pessoas se sentem como se estivessem separadas do mundo por uma redoma de vidro.

Outras não conseguem nem sentir alegria nem tristeza ("sensação da falta de sentimentos").

Este é um laudo médico, mas é algo que reflete no espiritual também.

Um dos sentimentos da depressão é a solidão – sentimento de abandono por parte de todos inclusive de Deus.

Vers. 3 e 4 - nos mostram claramente que Elias sentiu que Deus o abandonou, sentiu-se solitário e desistiu de viver.

O cansaço físico esgotou Elias, sua mente estava cansada, seu corpo cansado e ele quando ouviu a ameaça de Jezabel se desesperou e fugiu dela.

O cansaço físico e mental leva você a um estado de esgotamento, e isso afeta o seu espiritual lhe dando uma sensação de solidão, e isso lhe dá um desespero que faz com que você sinta que Deus está se distanciando de você.

Começa o sentimento de rejeição a brotar em seu coração, e você sente o fracasso e sente que todos são melhores que você.

A falta de renovação da mente, do corpo e do espírito faz com que nos afastemos de Deus achando que Ele é que se afastou de nós.

Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Hebreus 13:5 “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”.

Deus jamais deixará seus filhos, jamais abandonará seus filhos. Deus não desistiu de Elias mesmo quando ele quis desistir de si mesmo. Assim também Deus jamais desistirá de você, mesmo que você queira desistir.

A depressão é uma doença espiritual que tem seus sintomas apresentados no físico. Aqui irmãos, estamos falando do inicio dela, quando ela começa a afetar o cristão.

Segundo o Aurélio depressão é: Estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade.

Quantos de nós já não tivemos esse estado de tristeza, desespero e desestímulo quanto a qualquer atividade? Isso é porque deixamos de sentir Deus e passamos a nos preocupar com as coisas ao nosso redor.

No caso de Elias, ele se preocupou com sua vida por causa de Jezabel. Quando sentimos que Deus nos abandou, sentimos deprimidos.

Com a depressão, vem o desespero. O desespero é uma aflição extrema, é cólera e furor.

A aflição faz com que você tom decisões desesperadas, sem pensar nas conseqüências, nas perdas e danos.

A Cólera é uma ação e uma reação violenta a alguma circunstancia ou pessoa, ou a si mesmo. Como tirar a própria vida.

São estas as conseqüências do desespero: Você age sem pensar, fala coisas sem pensar, e pensa sempre em situações que a seu ver não tem solução e isso requer medidas desesperadas. Reações violentas e impulsivas contra seu próximo e contra você mesmo.

Com o Desespero vem a resignação. Que é Paciência com os sofrimentos e com as injustiças, segundo o Aurélio.

Ou seja, você começa a se conformar com aquela situação e pensa que não tem mais jeito. Ou seja, aqueles sofrimentos passam a fazer parte da sua vida, e então você se cala e começa a agüentar tudo sozinho e solitário.

Aí, como você se conformou com a situação de sofrimento, então aceitou o fracasso.

Fracasso é sentimento de ruína, mau êxito, não sirvo pra nada, não presto, ninguém me quer, ninguém me aceita, ninguém me ama.

O sentimento de uma pessoa que aceita o fracasso em sua vida é que tudo o que ela for fazer não vai dar certo. Então ela começa a viver uma vida negativista. Onde tudo dará errado pra ela.

Uma pessoa assim, não se enturma, não se relaciona direito com as pessoas, ela se exclui da sociedade, dos amigos, da igreja, do trabalho.

Para onde foi que Elias correu – “DESERTO !”. Onde não tem vida, não tem pessoas, não tem nada a não ser areia e morte.

Perceba que o vers. 4 diz que “Ele mesmo, se foi ao deserto...” Não foi Deus que o levou ao deserto, mas ele mesmo. Quem criou a situação foi ele mesmo e não Deus.

Quem cai na tentação somos nós, Deus não tenta ninguém e ninguém pode tentá-lo, (Tg 1.13) isso é papel do diabo (Mt 4.3 e I Ts 3.5). Deus não abandona ninguém (Hb 13.5), nós é que abandonamos a Deus.

Pastor Edwin Cole fala em um dos seus livros que o momento em que devemos mais vigiar é depois de uma grande vitória. Pois é onde satanás irá tentá-lo. E foi isso que aconteceu com o profeta Elias.

Depois da vitória nos baixamos a guarda, descansamos e nos sentimos vencedores. É quando satanás vem para nos tentar.

Quando foi que o diabo tentou Jesus? Depois de 40 dias e 40 noites sem comer. Não foi no inicio não, foi quando ele estava finalizando seu jejum.

E com o fracasso vem o Sentimento de Inferioridade. Mais conhecido como baixa alto estima.

A pessoa se sente menor que todos, inferior a todos – veja o que Elias disse no final do vers. 4: “Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais”.

Elias estava se sentindo o pior dos homens, o mais desprezado e fracassado dos homens. “Sentimento de Inferioridade”.

Elias como mensageiro de Deus era seu dever revelar a vontade de Deus ao povo, interpretar a lei em seus aspectos morais e espirituais, protestar contra o formalismo e o pecado, chamando o povo de volta ao caminho do dever para com a Palavra, e chamar a atenção do povo às promessas gloriosas de Deus para o futuro do povo.

Mas ao contrário disso, ele estava deprimido, com medo, desesperado, sentindo-se um fracassado, cheio de resignação e de sentimento de inferioridade.

Apesar de sua limitação emocional e física todos identificavam o profeta com Deus, como um indivíduo que realizava grandes feitos no nome do Senhor.

Mesmo assim, Deus não retirou o dom de profeta de Elias, se Deus tirasse esse dom de Elias, Ele estava negando a Ele mesmo.

Rm 11. 29 “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”.

Apesar da depressão do profeta, de seu estado vulnerável e moral abalada, Deus não se esqueceu dele.

Por isso, Deus também nunca se esquecerá de nós, Ele jamais nos abandonará. Deus não abandou Elias, e não vai abandonar você!

Seguindo mais adiante no texto, vemos como o profeta se recuperou.

Vers. 5 – Elias deitou e dormiu um pouco, ou seja, ele descansou o corpo físico dele. E um anjo veio trazer-lhe alimento.

Vers. 6 – Ele se alimentou e dormiu de novo

Vers. 7 – Depois o anjo o acordou de novo e deu mais comida a ele, ele se fortaleceu para caminhar para fora daquele deserto.

Vers. 8 – Caminhou 40 dias e 40 noites até Horebe, o monte de Deus.

Veja, ele precisou sair de onde ele estava, Deus deu a ele força e descanso, mas ele precisou caminhar arduamente para ir até onde Deus iria falar com ele.

Veja que Deus não falou com ele no deserto, mas Deus não o desamparou, mas não falou com ele, pois ele estava em um lugar onde Deus não o havia levado para lá, ele foi por conta própria.

Mas mesmo assim Deus mandou seu anjo levar força e vigor para Elias. E depois Elias teve de caminhar 40 dias e 40 noites até o monte de Deus.

Vers. 9 – Ali Deus falou com Elias.

Vers. 10 – A resposta de Elias foi como uma justificativa para o seu estado espiritual.

Vers. 11 e 12 – Deus fala com Elias novamente – De um modo em que nós precisamos entender. Às vezes queremos ouvir Deus falar com trovões, relâmpagos e trombetas, terremotos e coisas que são fantásticas e sobrenaturais.

Porém, Deus fala muitas vezes através de um cicio tranqüilo e suave. (CICIO – é falar mansamente, falar brando tranqüilo, sussurrar palavras ao pé do ouvido)

Vers. 13 – Deus fala com Elias novamente e Vers. 14 - Elias se justifica de novo.

Vers – 15 em diante até 18 – Deus manda Elias voltar porque Ele havia separado para Ele 7 mil homens que não haviam se dobrado a baal. Mandou ungir Hazael rei sobre a Síria, Jeú rei sobre Israel, e Eliseu como profeta e disse que todos que se levantaram contra Deus iria morrer pelas mãos de um desses três homens.

Elias então volta à Damasco já restaurado como homem e como profeta.

Para poder se recuperar, Elias precisava de 3 coisas: DESCANSO, ALIMENTO E QUIETUDE.

Em períodos de crise, quando a vida se torna subjetiva, nossa perspectiva se torna confusa, nossos pensamentos ficam incoerentes e temos dificuldades de conhecer e compreender situações.

Nestes momentos, sempre que buscarmos a Deus, Ele nos fornecerá um “escape”, uma maneira de fugirmos de nós mesmos e nos achegarmos a Ele.

Estar sozinho é saudável e bom. Precisamos de vez em quando ficar sozinhos. Não podemos é ficar solitários.

Um momento de reflexão em um ambiente tranqüilo estimula nosso espírito. Até mesmo Jesus se afastava de vez em quando.

Jesus separava tempo para estar a sós com o Pai. Agora, se Jesus e Elias precisavam disso, quanto mais nós.

Deus esperou para falar com Elias até que Elias estivesse pronto, mas em momento algum Ele abandonou Elias e em momento algum Ele deixou com que Elias passasse necessidade.

Vamos ver o final dessa história de Elias e Jezabel.

I Rs 21.23 “Também de Jezabel falou o SENHOR: Os cães devorarão Jezabel dentro dos muros de Jezreel”.

II Rs 9. 30 – 37 – Jezabel é lançada do alto da janela do palácio pelos eunucos que estavam com ela, e depois seu cadáver foi comido pelos cães, assim como Deus falou com Elias.

Os dias de Elias foram dias de vitória, pois ele foi restaurado e o que ele disse no vers. 4 de I Rs 19. “Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor que meus pais”. Veja que no cap. 2 de II Rs vers. 11 diz: “indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, os separou um do outro. E Elias subiu ao céu num redemoinho”.

Elias não conheceu a morte, veja o que Deus tinha preparado para ele.

Agora pense no que Deus tem preparado para você!

Se o diabo está lhe tentando em alguma dessas áreas, não desanime, não entregue os pontos, não desista porque Deus não desistiu de você.

Se você caminhou para o deserto, onde Deus não mandou você ir. Espere que Ele vai lhe dar forças para sair e ir para onde Ele possa falar com você.

As crises e os desertos sempre vão ser lugares em vamos passar por eles, mas eles não podem fazer parte da nossa vida. Não podemos nos conformar com isso.

Olhe para o alto, veja o que Deus está fazendo por você. Cuide com o dia posterior a uma vitória, pois é quando satanás irá te tentar.

Renove sua fé todos os dias, renove sua comunhão com Deus todos os dias.

Busque de Deus uma vida nova a cada dia para que você nunca caia no erro de viver da fé que se passou, viver da experiência de ontem.

Busque Deus a cada dia para que Ele te renove e se sinta fortalecido no dia da tentação.

3 comentários:

  1. Graça e paz!
    Vim conhecer seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
    Já estou seguindo.
    Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
    Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
    Fique na paz e um 2010 abençoado para você e toda sua família.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Só agora li essa mensagem. Fui edificado e quero praticá-la. Deus abençoe seu ministério Pr. Junior.

    ResponderExcluir
  3. Que O Nosso Deus Todo Poderoso te abençoe pra todo sempre em nome de Jesus Cristo; Amém

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.